Fazer treino na piscina pode ser uma opção eficaz para emagrecer e tonificar o corpo por várias razões. A água oferece resistência, mas também suporte, reduzindo o impacto nas articulações.
Esse fator é especialmente benéfico para pessoas com problemas nas articulações ou lesões, tornando o treino na piscina uma opção mais segura e acessível.
Os exercícios na água podem queimar calorias de maneira eficiente. A resistência da água cria uma resistência natural, exigindo mais esforço para realizar movimentos, o que aumenta o gasto calórico.
A água oferece resistência em todas as direções, o que significa que os músculos são trabalhados de forma mais abrangente do que em alguns exercícios terrestres. Isso contribui para o desenvolvimento muscular e tonificação.
Após conhecer alguns benefícios do treino na piscina, confira, a seguir, 7 exercícios para tonificar e emagrecer.
Como perder peso e ficar definido treinando na piscina
Prancha na piscina
- Começar em pé na piscina e segurar um macarrão/espaguete de piscina verticalmente com as duas mãos.
- Então, pressionar o macarrão para baixo na água e inclinar-se para a frente até que o corpo esteja em uma inclinação plana e uniforme, com a cabeça para fora d’água.
- Tentar se manter estável na posição durante um a dois minutos.
Corrida na piscina
- Correr em zigue-zague de uma ponta a outra na piscina. Em seguida, correr diretamente em todas as correntes que acabou de criar.
Polichinelos
- Em pé, estender os braços verticalmente para os lados, com as mãos e os cotovelos posicionados na altura dos ombros.
- As pernas devem estar bem separadas, em uma distância maior do que a largura dos ombros.
- Então, abrir e fechar os braços, ao mesmo tempo em que realiza o mesmo movimento com as pernas.
Elevação lateral dos braços
- Em pé, segurar um halter (ou uma garrafinha com água) em cada uma das mãos e estender os braços ao lado dos quadris.
- Então, elevar lateralmente os braços até a altura dos ombros e abaixar os halteres ou garrafinhas de volta aos quadris.
- A força deve ser colocada na subida e na descida dos braços.
Bicicleta
- Apoiar as costas na parede da piscina e estender os braços na borda.
- Então, fazer o movimento de pedalada com as pernas – dobrá-las e levar uma de cada vez à superfície da água, em um ritmo veloz, da mesma forma que ocorre quando pedalamos uma bicicleta.
Crunch
- A partir da posição do exercício anterior – a bicicleta – estender as pernas, mantendo os pés juntos. Na sequência, puxar os dois joelhos em direção ao peito e retornar ao posicionamento inicial.
Exercício de uma perna só
- Posicionar-se em pé em uma parte da piscina em que a água fique na altura da sua cintura, levantar o joelho esquerdo e colocar o meio de um macarrão/espaguete de piscina embaixo do seu pé esquerdo, de modo que o acessório flutue para cima na forma de um “U”.
É importante ressaltar que a eficácia do treino na piscina para emagrecer e tonificar depende da consistência e intensidade do treinamento, bem como da combinação com uma dieta equilibrada.
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um educador físico para garantir que o treinamento seja adequado às suas necessidades e condições físicas específicas.
Esta matéria contém informações do site Mundo Boa Forma.