O consumo do vinagre de maçã para emagrecer passou a ser disseminado nos últimos anos, gerando bastante curiosidade, mas há controvérsias sobre a sua verdadeira eficácia.
ESTUDO COM PARTICIPANTES OBESOS:
Um estudo de 2009 abordou o uso do vinagre de maçã para emagrecer, dividindo em três grupos 175 japoneses obesos, de 25 e 60 anos, sem histórico de colesterol alto, diabetes ou uso de medicamentos.
Ao longo de 12 semanas, os participantes ingeriram diariamente uma bebida contendo uma colher de sopa de vinagre, duas colheres de vinagre ou nenhuma quantidade de vinagre (placebo).
Ao final do período, aqueles que consumiram qualquer quantidade de vinagre apresentaram menor peso corporal, índice de massa corporal reduzido, menor quantidade de gordura visceral e uma medida de cintura inferior em comparação ao grupo que recebeu o placebo, sem vinagre.
CONTROVÉSIAS DO EFEITO DO VINAGRE DE MAÇÃ PARA EMAGRECER:
No entanto, a nutricionista Lisa Drayer esclareceu à CNN Brasil que, embora isso pareça impressionante, é crucial analisar de perto a quantidade real de peso perdido.
Apenas 1 a 2 quilos em três meses em relação ao grupo do placebo. Isso é apenas um terço de quilo por semana. A maioria das dietas tem um resultado muito maiorLisa Drayer
Diante disso, Drayer explica que seria necessário outros métodos para alcançar uma perda de peso significativa e que “muito disso é marketing”, se referindo à tendência de usar o vinagre de maçã para emagrecer.