Owen Wright. Foto: WSL
Owen Wright derrota Gabriel Medina na final para conquistar o cobiçado título do Tahiti Pro em Teahuppo, a onda mais temida e desafiadora entre os competidores profissionais. No ano passado também foram eles os finalistas, só que a vitória ficou com o paulista de Maresias.
Nesta quarta-feira, 28/8, as duas melhores ondas do australiano, de 29 anos, somaram 17,07, contra 14,93 do brasileiro, que lhe garantiu o primeiro lugar na sua terceira final na Ilha.
Gabriel Medina. Foto: Kelly Cestari/WSL
A bateria final foi decidida quando Gabriel estava com a prioridade e mesmo assim Owen consegui pegar uma bela onda completando um excelente tubo e fazendo um 9,17 virando bateria. Depois ele ainda surfou outro tubaço deixando o brasileiro precisando de uma nota 9,24 , que não veio.
"Quando você faz um 10, definitivamente faz você sentir como se as coisas estivessem chegando... Eu senti que era o meu dia", disse Wright sobre sua onda nota 10 nas quartas de final.
Owen Wright. Foto: WSL
Mas o ponto alto desta etapa foi o comprometimento do Time Brasileiro nas pessadas ondas da praia dos crânios quebrados. Jadson André, Adriano de Souza e Caio Ibelli tiveram performances excelentes indo até as quartas de final, que lhe renderam uma ótima quinta posição.
Destaco entre eles o Mineirinho, que de back-side fez um tubo espetacular na terceira fase e mostrou para o mundo esta "de volta" ao circuito e eliminou um dos favoritos ao título da etapa e ao título mundial neste ano, o potiguar Ítalo Ferreira, que não deu mole à Adriano de Souza que vendeu caro sua eliminação.
Com esse resultado o ranking do circuito mundial após sete etapas esta com Filipe Toledo, que não consegue impor seu surfe frente a poderosa esquerda taitiana, na liderança e Medina em quarto, ganhando três posições e entrando de vez na briga pelo tricampeonato do CT.
Veja como ficou o Championship Tour:
1 - Filipe Toledo (BRA) 36.600 pontos
2 - Jordy Smith (AFS) 35.450
3 - Kolohe Andino (EUA) 35.175
4 - Gabriel Medina (BRA) 34.695
5 - John John Florence (HAV) 32.425
6 - Italo Ferreira (BRA) 31.280
7 - Kanoa Igarashi (JAP) 30.780
8 - Owen Wright (AUS) 27.365
Veja a bateria final do Tahiti Pro 2019: