Pernambucano Tiago Silva é o sexto do ranking 2019. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
O circuito 2020 do CBSurf Júnior Tour para surfistas Sub 14, 16 e 18 vai começar dias 07 e 08 de Março em Itacaré, Bahia. Para participar os competidores de ambos os sexos serão inscritos pelas Federações Estaduais no período de 7 a 22 de fevereiro.
Já a categoria profissional vem nesta edição com um formato novo. Conhecido como CBSurf Pro Tour, contemplará com premiação igual a categoria feminina e masculina distribuindo 80 mil reais logo na primeira etapa.
Serão quatro etapas para os masculino tendo uma como descarte e três para a feminino sem descarte, isso quer dizer que todas as três etapas somarão pontos para o ranking brasileiro.
A abertura será na praia de Torres no Rio Grande do Sul, de 24 a 26 de abril. A segunda etapa dividirá 40 mil reais em Natal, Rio Grande do Norte de 12 a 14 de junho, seguindo para Fortaleza no Ceára, colocando em jogo 80 mil de 28 a 30 de agosto e o último encontro será em São Paulo também com premiações na casa de 80 mil. O pico da última etapa ainda esta por ser definido para os dias 23 a 25 de outubro. Os campeões da temporada receberão um carro.
Alan Donato de Pernambuco ira se dedicar ao Brasileiro este ano. Foto: Marcio David/CBSurf
A novidade deste ano será a criação da primeira divisão com os Tops 36 formados pelos trinta e seis primeiros do ranking e disputa de triagens para até 48 competidores no masculino e 12 no feminino.
De acordo com Adalvo Argolo, presidente da CBSurf: " Com as mudanças, o número de surfistas com chance de poder disputar o CBSurf Pro Tour de 2020 aumenta consideravelmente, passando de 36 para 84 no Masculino e de 18 para 30 no Feminino. Com esse universo de vagas tenho plena certeza de que atenderá a demanda dos surfistas que solicitaram de maneira veemente uma solução para mais profissionais terem a chance de participar."
Só que as mudanças feitas pela Entidade e sua atual administração não é unanimidade entre os competidores. Em protesto em suas redes socias, o ícone do surfe nacional e ex-top do circuito mundial Raoni Monteiro publicou um video criticando o formato e a administração da CBSurf.
Carioca Raoni Monteiro faz críticas ao formato. Foto: Alexandre Gondim/Blog do Surfe
No vídeo ele fala: "A CBsurf recebe uma verba de mais de 800 mil reais por ano para realizar um circuito profissional de alto nível só que isso não acontece e ainda cobram um valor abusivo de 390 reais de inscrição. Agora em 2020 vieram com mudanças com normas ilegais. Eu até me enquadraria nos prerrequisitos pedidos para participar, mais está errado. A Confederação Brasileira de Surf não pensa no esporte e não liga para os interesses dos competidores, isto é um fato, não se trata de política e sim de fatos. " Completa Raoni
Vou continuar atento aos fatos e mantendo vocês informados aqui! Pelo BLOG DO SURFE.