Porto de Galinhas, no Litoral Sul, lançará manual de boas práticas para retomada do turismo pós-coronavírus

Expectativa é que os hotéis, pousadas e restaurantes possam ser reabertos entre julho e agosto, adotando uma série de requisitos que visam à segurança e ao bem-estar dos funcionários e visitantes
Mona Lisa Dourado
Publicado em 08/05/2020 às 14:19
Por enquanto todas as atividades continuam suspensas em Porto de Galinhas por decretos municipal e estadual Foto: TIÃO SIQUEIRA/JCIMAGEM


Tendência em destinos turísticos do mundo que já começaram a sair da quarentena, Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, lançará na próxima semana um Manual de Boas Práticas de Atendimento, Higiene e Segurança para a retomada do turismo na região após o controle da pandemia do novo coronavírus.

A expectativa é que os hotéis, pousadas e restaurantes possam ser reabertos entre julho e agosto deste ano, adotando uma série de requisitos que visam ao bem-estar de funcionários e visitantes, segundo a diretora executiva de Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Brenda Silveira. 

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RETOMADA EM FASES EM PORTO DE GALINHAS

O documento prevê o retorno das atividades em duas fases: retomada parcial e abertura total. Nas primeiras quatro a seis semanas, os estabelecimentos deverão operar com 50% da capacidade.

"A cada check out, vamos buscar deixar os apartamentos de 24 a 48 horas sem ocupação para que passem por uma higienização mais completa, como é feito nos hospitais " - Brenda Silveira

Somente em um segundo momento é que o funcionamento normal será restabelecido em todos os empreendimentos. Ainda assim, com mudanças significativas, como a priorização do check in online. "É uma tecnologia que já existe no mercado, mas que agora é mais urgente adotar pela segurança e para evitar filas", pondera a executiva, admitindo que a crise provocada pela covid-19 tem acelerado inúmeras transformações no setor.

O manual é uma das principais ações do Comitê Gestor de Qualidade, criado há cerca de 20 dias pela Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e que também conta com profissionais de hospedagem, operações, alimentos e bebidas, governança e segurança do trabalho, além da vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Viviane Salazar.

ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM - Vista aérea das piscinas naturais de Porto de Galinhas, em Ipojuca-PE

Na última reunião, realizada esta semana, o Comitê teve a participação da infectologista Heloísa Ramos Lacerda, médica dos hospitais Oswaldo Cruz e Esperança e professora da Universidade de Pernambuco (UPE), que contribuiu com esclarecimentos específicos para a operação segura da hotelaria e empresas de alimentação.

"Nosso Comitê está cuidadosamente analisando os diversos pontos de vistas dos especialistas envolvidos. A conversa com a Dra. Heloísa Lacerda nos deu ainda mais base para o nosso Manual. Sabemos da importância em ter um documento que atenda tanto a área de saúde, mas também que se encaixe de forma adequada no dia a dia de um hotel. O Manual trará a seriedade e segurança que os turistas necessitam " - Viviane Salazar

ANTECIPAÇÃO

De acordo com o presidente da AHPG, Massimo Pellitteri, a Associação decidiu se antecipar para atender às necessidades dos visitantes no contexto do pós-pandemia, preparando os hotéis para restabelecer as operações rapidamente assim que os órgãos oficiais autorizarem a abertura. "Dessa forma, damos mais tranquilidade para os hóspedes do nosso destino”, afirma. "E também já começamos a treinar os colaboradores", completa Brenda. 

SEGURANÇA DO TRABALHO

A AHPG diz que o manual estará disponível para ser adotado por estabelecimentos de todo o Estado.

Entre os investimentos que estão sendo realizados, Brenda Silveira destaca a instalação de pias em mais espaços dos hotéis. "Estamos reforçando a importância de lavar as mãos constantemente e vamos manter boa parte do pessoal administrativo ainda em home office, além daqueles do grupo de risco."

A maioria dos hotéis e pousadas de Porto de Galinhas suspendeu as operações entre o fim de março e começo de abril, devido à pandemia da covid-19.

Até o dia 22 de abril, pelo menos 40% dos funcionários da hotelaria haviam sido demitidos no destino. Até antes da pandemia, estimava-se em 15 mil o número geral de trabalhadores formais na atividade e até 40 mil pessoas dependentes do turismo na região.

TIÃO SIQUEIRA/ JC IMAGEM - Práticas esportivas e atividades de lazer também estão proibidas em Porto de Galinhas

RECONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES

Brenda garante, no entanto, que boa parte da mão de obra formal deve ser recontratada ainda este ano, quando o mercado voltar a ficar aquecido. Na perspectiva mais otimista, a previsão é que isso ocorra já a partir de setembro. "Começamos a receber um número de consultas razoável e soubemos que, pela operadora CVC , Porto foi o destino que teve mais remarcações e menos cancelamentos em todo o Brasil. Estamos confiantes de que as pessoas vão buscar mais sol e mar neste momento", anima-se.  


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No município de Ipojuca, onde está localizada Porto de Galinhas, o último boletim sobre o novo coronavírus, divulgado às 17h do dia 7 de maio, aponta que o município tem 41 casos confirmados de contaminação, 5 mortes, 22 recuperados e 39 em investigação com isolamento. 

Atualmente, o destino conta com 16 grandes hotéis, 230 pousadas e 120 restaurantes. Os empreendimentos associados à AHPG são os hotéis Armação Resort, Kembali, Hotel Solar, Marulhos Resort, Marupiara Resort, Porto de Galinhas Praia Hotel, Vivá Resort, Hotel Village, Nannai Resort & Spa e Serrambi Resort.

 

 

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