Sem plano B para segunda onda de covid, governo "torce e reza", diz presidente da Embratur

Segundo Gilson Machado Neto, o governo simplesmente não conta a possibilidade de um segunda ciclo de contaminação
Mona Lisa Dourado
Publicado em 30/11/2020 às 21:39
INCERTEZA Bolsonaro avalia como possível candidatura de Machado, que ainda não bateu martelo sobre o assunto Foto: DIVULGAÇÃO


"O governo torce e reza para o fim da pandemia e chegada da vacina", disse o presidente da Embratur Gilson Machado Neto nesta segunda-feira (30), durante coletiva de imprensa do Visit.Pernambuco Travel Show, ao ser questionado sobre o planejamento do governo federal para lidar com uma possível segunda onda de covid-19. De acordo com o gestor, não há um plano B, porque simplesmente não se conta com essa possibilidade no Palácio do Planalto. "O setor de turismo não aguentará", reiterou o gestor, que era o único sem máscara na mesa, em que todos os demais gestores públicos e privados reiteravam a necessidade de cumprimento dos protocolos de segurança sanitária para evitar um novo ciclo de contaminação pela covid-19. 

O gestor também se queixou da falta de recursos da Embratur para promover o Brasil internamente e no exterior, depois que o Congresso vetou o repasse de 15% das verbas do Sebrae para o órgão, o que representaria um acréscimo de R$ 600 milhões por ano no orçamento da agência.

Machado Neto criticou, ainda, a MP 948, que impede a Embratur de fazer promoção internacional neste momento. Segundo o texto da medida provisória, qualquer gasto de dinheiro público no exterior só será possível seis meses após o fim da pandemia da covid-19. 

Para o turismo interno, o gestor voltou a defender o afundamento de navios na costa brasileira, inclusive em Fernando de Noronha, como alternativa para atrair mais visitantes, além de chamar atenção para o potencial náutico de Porto de Galinhas, "que não conta com nenhuma marina", segundo ele. Machado Neto se diz empenhado agora, junto à secretária de Turismo de Ipojuca, Carol Vasconcelos, em viabilizar um terminal marítimo de passageiros no Estaleiro Atlântico Sul.   

TAGS
mona lisa dourado turismo de valor turismo
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory