O departamento de nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) produziu uma cartilha com sete dicas para manter uma alimentação saudável durante o isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. O documento foi elaborado pela nutricionista Lizelda Araújo e pelas professoras Paloma Antonino, Conceição Chaves e Silvana Salgado. A proposta é divulgar ações simples e eficazes para fortalecer a imunidade.
>> Nutricionista explica como reduzir os excessos da alimentação durante o isolamento
>> Receitas de sucos funcionais para aumentar o consumo de frutas e vegetais na quarentena
>> Coronavírus: nutricionista destaca alimentos ricos em vitamina D
"O sistema imunológico envolve reações e etapas complexas, em prol do combate a agentes estranhos que tentam invadir o nosso corpo. Então, não é um alimento isolado ou um suplemento específico que, sozinhos, possuem a capacidade de potencializar a nossa imunidade", explicaram as autoras, em entrevista à assessoria de imprensa da UFPE. "Muitos fatores externos podem influenciar a imunidade e a saúde como um todo: má alimentação, estresse, privação de sono, má digestão e absorção de nutrientes, sedentarismo, entre outros", complementam.
Para acessar a cartilha completa clique AQUI.
1. Alimentos recomendados par fazer parte de sua alimentação
2. Evite alimentos ultraprocessados, que são aquelas que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece
3. Escolha boas fontes de proteínas e carboidratos
4. Fique de olho na hidratação
5. Mantenha-se ativo
6. Exponha-se ao sol
7. Durma bem