Quem inicia uma vida fitness dificilmente não tem como um dos objetivos perder o excesso de gordura da região da barriga, e para alcançar essa meta, comumente recorre-se ao exercícios abdominais, famosos pela promessa de queima de gordura localizada.
Mas será que essa fama faz mesmo sentido? Como veremos a seguir, a função de um exercício abdominal não é exatamente queimar gordura da barriga. Mas há outras formas de conseguir isso.
Abdominal faz ou não queimar gordura da barriga?
É um erro comum acreditar que a prática de abdominais resultará diretamente na perda de gordura na região do abdômen.
A verdade é que exercícios abdominais são extremamente úteis para fortalecer a parede abdominal, mas não têm a capacidade de queimar gordura localizada.
Quando fazemos exercícios abdominais, trabalhamos os músculos dessa área, mas a gordura que cobre esses músculos não será eliminada apenas com esses exercícios.
O papel dos abdominais na postura e na definição
A falta de força na musculatura abdominal pode contribuir para uma postura inadequada, fazendo com que o abdome e as vísceras fiquem mais deslocadas para frente.4
Exercícios abdominais ajudam a fortalecer essa musculatura, colocando a barriga na posição correta e melhorando a postura.
Além disso, ao realizar esses exercícios, pode ocorrer uma hipertrofia dos músculos abdominais, dando a eles uma melhor forma.
Massa muscular e gordura corporal
A definição muscular, incluindo a do abdômen, depende principalmente da relação entre massa muscular e gordura corporal.
Portanto, quanto menor for a quantidade de gordura no corpo, melhor será a aparência dos músculos abdominais.
Para alcançar uma aparência definida, é necessário reduzir a gordura corporal total por meio de uma combinação de dieta adequada e exercícios que aumentem o gasto calórico.
A queima de gordura e a taxa metabólica
Nenhum exercício é capaz de queimar gordura de regiões específicas do corpo. Quando o organismo utiliza a gordura como substrato energético para a execução de atividades, ele busca esse "combustível" no corpo todo, e não em áreas específicas.
Contudo, ao realizar exercícios abdominais, a taxa metabólica na região aumenta. Isso pode impedir que as células de gordura, conhecidas como adipócitos, se acumulem novamente nessa área no futuro.
- Leia também: Calistenia ou musculação: qual é o melhor?
Como queimar gordura da barriga, então?
Para reduzir a gordura abdominal e definir a musculatura do abdômen, é essencial adotar uma prática integrada que combine exercícios aeróbicos, treinamento de força e uma dieta equilibrada.
Exercícios como corrida, caminhada, ciclismo e natação ajudam a aumentar o gasto calórico e a reduzir a gordura corporal total.
Ao mesmo tempo, o fortalecimento dos músculos abdominais contribui para uma melhor postura e uma aparência mais definida.
Veja também: Os melhores exercícios de pilates para emagrecer
Fonte: UOL