Chico Buarque e Marieta Severo, que formaram um casal nos anos de 1966 a 1999, são conhecidos, claro, pelas suas genialidades (ele como compositor, cantor e escritor; ela, como atriz), mas também pela discrição quanto às suas vidas pessoais. Avessos a colocar intimidades na janela, são admirados justamente pelo foco e o esmero no trabalho artístico.
Recentemente, sim, o casamento de Chico Buarque com a advogada Carol Proner virou notícia - mas não por ele. E Marieta Severo, sim, tem também rendido pautas, mas por causa das consequências da covid-19, que a levou ao hospital, no final de 2020, numa luta paralela aos cuidados com o companheiro, o ator e diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, que se recupera de um AVC.
Leia: Quem é quem na família de Chico Buarque e Marieta Severo?
Leia: O que William e Renata conversam durante música de abertura do Jornal Nacional?
Álbum: Veja fotos raras da intimidade da família de Chico Buarque e Marieta Severo que você nunca viu
Os herdeiros da família Severo Buarque de Hollanda, filhos e netos, também viveram sempre discretamente; noticiados quase somente pelos vieses da arte ou, ainda mais timidamente ou raramente, por manifestações políticas. Isso até setembro. Quem sabe por um sintoma do tempo de agora, em que a exposição da vida está mais naturalizada. Quem sabe porque sintam a necessidade de que o público toque a família e a sinta como a todos, de carne e osso.
Silvia Buarque
No final do mês passado, a atriz Silvia Buarque, filha mais velha de Chico Buarque e Marieta Severo, relatou ao jornal O Globo os dramas que enfrentou nos últimos anos, quando precisou lutar contra um câncer de mama e um quadro de depressão, além de lidar com a separação do ator Chico Diaz e as imprevisibilidades de sua profissão. Aos 53 anos e atuando profissionalmente há 35, Silvia revelou que se sustenta financeiramente com a ajuda dos pais. Ao mesmo tempo em que se diz em vantagem por ser filha de artistas, capazes de entender a sua situação, expôs que precisou de terapia por ser filha de quem eles são.
Clara Buarque
Dias depois, na cauda da repercussão do que disse a tia Silvia Buarque, Clara Buarque - filha de Carlinhos Brown com Helena Buarque, a segunda herdeira de Chico Buarque e Marieta Severo - falou sobre a família aos seus seguidores no Instagram: "Claro que existe uma parte ruim. Existe em toda família. A vida não é um conto de fadas". A jovem de 20 anos ainda criticou os pedidos para que compare o pai com o avô. "Por que sempre tem que ter uma comparação? Um mais que o outro? Eu admiro muito os dois, de maneiras completamente diferentes. A bossa, o axé, a suavidade, a força... No final, tudo se completa e dá uma mistura linda."
Clara Buarque, a propósito, já cantou com o avô na regravação da música "Dueto", no disco mais recente dele, "Caravanas".
Chico Brown
Já nesta quinta-feira (7), Chico Brown - filho de Carlinhos Brown e Helena Buarque; portanto, irmão de Clara Buarque, sobrinho de Silvia Buarque, neto de Chico Buarque e Marieta Severo - rendeu um dos assuntos mais acessados no País. Em entrevista ao portal O Globo, falou sobre a carreira, o racismo e sua identificação com o feminino, mas viralizaram mesmo suas falas sobre as partidas de futebol com o avô.
"Eu e meu avô formamos uma boa dupla. Mas, agora ele machucou o joelho e está tendo que pegar leve, acho que vai ter que operar", soltou Chico Brown - que, na família, é chamado de Chiquinho, para diferenciar do avô - entregando uma nesga da intimidade de Chico Buarque.
Os dois já formaram dupla também na música: é de Chico Brown com Chico Buarque a composição de "Massarandupió", uma das faixas do disco "Caravanas".