Trinta grupos de ciranda de todas as regiões de Pernambuco se reúnem, desta sexta-feira (17) até o domingo (19), sempre a partir das 10h, no I Encontro de Cirandas de Pernambuco, realizado na Casa da Cultura, em São José, Centro do Recife. Promovido pela Fundarpe, o evento tem a proposta de celebrar a entrega do título de Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil à Ciranda do Nordeste, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O evento é aberto ao público, seguindo os protocolos de segurança sanitária, como uso de máscaras e comprovante de vacinação com as duas doses.
- Recife terá mais de 40 apresentações natalinas gratuitas até o domingo. Confira
- Matheus e Kauan, Dennis DJ e muito mais: confira a agenda de shows no Recife neste fim de semana
- Orquestra Sinfônica do Recife faz concerto gratuito neste sábado
- Cinema do Porto, no Bairro do Recife, estreia com filme sobre Dom Pedro I; confira detalhes sobre horário e ingressos
"A Ciranda do Nordeste" é uma manifestação cultural que possui características próprias, unindo a dança, a música e a poesia numa roda animada”, celebra Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe. “É uma forma de expressão que faz parte da identidade cultural pernambucana e uma brincadeira que acontece há anos aqui no Estado. Por essa razão e pela titulação deste bem imaterial, vamos realizar uma grande festa em torno do I Encontro de Cirandas de Pernambuco.”
Sobre o pedido de registro
O pedido de registro da Ciranda do Nordeste realizado pela Secult-PE e Fundarpe contou com uma pesquisa de identificação com aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), mobilização da comunidade, além da produção de um dossiê de registro, bem como um material audiovisual e fotográfico sobre os grupos de ciranda.
A pesquisa de referência para o registro foi realizada em Pernambuco, especificamente na Zona da Mata Norte e Região Metropolitana de Recife, mas há indícios de que essa expressão ocorra em outros Estados do Nordeste, em especial Alagoas e Paraíba.
O reconhecimento da Ciranda do Nordeste aconteceu durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que também aprovou a revalidação de mais três bens imateriais, dentre eles o Frevo de Pernambuco. A reunião foi aberta ao público e a sessão transmitida pelo canal do Iphan no YouTube.
Com o reconhecimento, a Ciranda do Nordeste passa a ser protegida pelo Iphan, que atuará na salvaguarda da manifestação, coordenando a execução de políticas públicas para a reprodução e sustentabilidade da expressão cultural.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (17)
10h Ciranda Mimosa da Mata
10h30 Ciranda Rosa de Ouro
11h Ciranda Raízes da Mata Norte
11h30 Ciranda Mestre Bi
12h Ciranda Dengosa
12h30 Ciranda Caboclo
13h Noé da Ciranda
13h30 Titulação da Ciranda do Nordeste
15h30 Ciranda de Porto de Galinhas
16h Ciranda Pernambucana de Olinda do Mestre Ferreira
16h30 Ciranda Mestre Natal
17h Ciranda Praieira Pernambucana
17h30 Ciranda Santana
Sábado (18)
10h Ciranda Rosa Branca
10h30 Ciranda Brasileira
11h Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá
11h30 Zé Dias
12h Elisete Cirandeira
12h30 Ciranda Rosa Amarela
13h Santino Cirandeiro
13h30 Ciranda das Flores
14h Ciranda Tabajara do Mestre Juarez
15h Ciranda Terno da Mata
15h30 Ciranda da Flor
16h Dona Del do Coco
16h30 Ciranda Rosa Vermelha do Recife
17h Ciranda do Amaro Branco
17hh30 Zeca Cirandeiro
Domingo (19)
10h Ciranda Imperial
10h30 Ciranda Cobiçada do Mestre Walter
11h Ciranda de Pontezinha
11h30 Ciranda Santa Maria
12h Ciranda da Fortaleza