O músico pernambucano Maestro Duda voltou a ser hospitalizado no Recife na noite da última segunda-feira (8), após sentir fortes dores na perna esquerda por formação de ácido úrico. O artista de 86 anos está com a saúde debilitada desde que sofreu um AVC isquêmico em 25 de janeiro, quando foi internado em um hospital particular da capital. Ele recebeu alta no dia 1º de janeiro, mas voltou ao leito, sendo liberado ainda na terça-feira (8). Existia uma suspeita de trombose, que foi descartada. As informações são da família.
Após o AVC, José Ursicino da Silva apresentou uma perda parcial dos movimentos da perna e do braço direito. Com ajuda de verbas de familiares e de uma vaquinha online, o músico passou a ser acompanhado em casa, no Centro do Recife, por equipe composta por cuidadores, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
"Ele estava sentindo fortes dores. Tomou uma injeção para tentar aliviar", disse a neta Thais Van der Linden ao JC nesta terça-feira (8). Ela é a familiar à frente da vaquinha online, criada para ajudar nos custos da recuperação de Duda e que ultrapassou a meta de R$ 10 mil. Até o momento, a família conseguiu garantir a equipe de profissionais da saúde em domicílio por um mês.
Vaquinha continua
A iniciativa segue aceitando doações, que podem ser feitas pela plataforma Vakinha (clique aqui), com opções de transferência por pix, boleto e cartão de crédito. Também existe a possibilidade de transferir diretamente para o Pix de Thais Van der Linden, neta à frente da ação. A chave é thaisvdlc@gmail.com. Ainda foi criada uma conta no Instagram para mostrar a evolução do quadro do músico: @recuperacaomaestroduda.
"Entramos com o pedido de autorização junto ao plano de saúde para que pudéssemos conseguir esta equipe pelo plano, estamos aguardando. Essa vaquinha foi realizada para suprir esses gastos iniciais que estão sendo bem pesados e estamos correndo atrás de resolver todas as questões", continua Thais, que é advogada.
Maestro Duda é Patrimônio Vivo Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco desde 2010. Por conta desse título, recebe do governo estadual um auxílio mensal vitalício de R$ 1600. Conforme apurado pela reportagem, houve um atraso no pagamento do auxílio do mês de janeiro.
A comunicação da Secult-PE/Fundarpe explicou que o pagamento de janeiro sempre ocorre no começo de fevereiro devido ao início do ano fiscal do Estado, que só começa a partir da segunda quinzena de janeiro. "Os pagamentos relativos ao mês de fevereiro serão realizados dentro do prazo estabelecido, reafirmando o compromisso da Fundarpe com os Patrimônios Vivos, uma das políticas culturais mais importantes do Estado", diz a nota.
Relevância cultural
Maestro Duda já participou da gravação de mais de 100 discos, tendo suas músicas gravadas também no exterior e, dentre as composições, estão frevos, choros e sambas. O pernambucano é também uma referência para o Conservatório Pernambucano de Música, onde atuou como professor-arranjador.
A importância do regente é constantemente lembrada: em 1980, recebeu um prêmio de melhor arranjo de Música Popular Brasileira; em 2010 foi eleito Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco; em 2011, foi o homenageado do Carnaval do Recife. Já em 2021, foi homenageado pelo Concurso Nordestino de Frevo promovido pela Fundação Joaquim Nabuco.