O Sesc Pernambuco lançou, pela primeira vez, um chamamento público que irá formar um banco de dados para consultas e oferta de propostas. O objetivo é otimizar a contratação de artistas e coletivos culturais do Estado. O cadastro pode ser realizado na plataforma chamamentopublico.sescpe.com.br, que busca fortalecer a rede de profissionais que atuam nas seguintes linguagens: artes cênicas e visuais, audiovisual, literatura e música.
- Recife terá quatro shows de MPB em março. Confira datas e preços
- Cine Olinda: Agora vai? Prefeitura e Governo do Estado estimam R$ 1,5 milhão para recuperação
- Exposição 'A Seguir', da Arte Plural Galeria, traz presente e futuro em obras de 10 artistas
- Já ouviu falar em ‘música tronxa’? Festival no Recife celebra o conceito nesta semana
O cadastramento é gratuito e pode ser feito até o dia 6 de maio. Para tirar dúvidas e auxiliar as pessoas interessadas, todas as unidades do Sesc terão equipe disponível para o suporte no cadastramento. A expectativa é receber seis mil inscrições neste período, e a relação com os habilitados será divulgada no dia 14 de junho deste ano.
"Entendemos que, além de estruturar e fortalecer a cadeia cultural do estado, dando também maior visibilidade a municípios de fora da Região Metropolitana do Recife, vamos otimizar e acelerar contratações. Com a plataforma, o Sesc já terá acesso às informações técnicas e contatos de artistas e coletivos inscritos", comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac.
Quem pode se inscrever?
Podem participar da inscrição artistas, coletivos e grupos artísticos ou representantes, como (produtores e associações culturais) residentes ou legalmente constituídas em Pernambuco, sendo Pessoa Física ou Jurídica, incluindo Microempreendedor Individual (MEI).
Durante o cadastramento, é necessário preenchimento no site dos dados pessoais, histórico profissional em formato de texto, vídeo ou áudio, portfólio e link com clipping de notícias publicadas sobre o artista ou grupo ou o trabalho artístico desenvolvido. Todas as informações de detalhamento para o Chamamento Público também estão disponíveis no site.
Todos os cadastros serão submetidos à Comissão de Avaliação, formada por técnicos do Sesc e analistas do setor convidados. Eles vão considerar a aprovação de acordo com a conformidade da documentação apresentada, relevância do histórico profissional e afinidade do portfólio artístico com os valores, diretrizes e Política Cultural do Sesc. A contratação vai acontecer, com descritivo da atividade, valor e demais especificidades, por meio de Ordem de Serviço e envio de convite.
Fundado em 1947 em Pernambuco, o Sesc é mantido por empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de educação, cultura, lazer, assistência e saúde.