O Oscar 2022 será realizado neste domingo (27), com transmissão no Brasil a partir das 22h, e marca mais uma disputa acirrada para o prêmio de Melhor Atriz. Concorrem Jessica Chastain ("Os Olhos de Tammy Faye"); Olivia Colman ("A Filha Perdida"); Penélope Cruz ("Mães Paralelas"); Nicole Kidman ("Apresentando os Ricardos") e Kristen Stewart ("Spencer").
De início, a favorita para o prêmio parecia ser Kristen Stewart, que vive a Princesa Diana num drama biográfico que mostra o que poderia ter ocorrido no último Natal dela com a Família Real Britânica, antes de se divorciar de Charles, Príncipe de Gales. O grande destaque do filme foi justamente a atuação de Stewart, que ficou conhecida pela saga "Crepúsculo". A crítica logo cravou sua indicação para Melhor Atriz.
Contudo, as premiações que servem de termômetro para o Oscar mostram uma outra possível favorita. Em primeiro lugar, Stewart sequer foi indicada ao Sindicato de Atores de Hollywood, o Screen Actors Guild Awards (SAG Awards). Quem levou foi Jessica Chastain, por "Os Olhos de Tammy Faye".
"Os Olhos de Tammy Faye" também tem um tom biográfico, baseado na história da maior apresentadora gospel da TV norte-americana, a lendária Tammy Faye Bakker. O longa acompanha a ascensão e queda da televangelista e de seu marido, Jim Bakker (Andrew Garfield) nas décadas de 1970 e 1980.
Dividindo a crítica, o filme foi mais elogiado justamente pela atuação de Chastain, que ainda abocanhou o Critics Choice Awards e pode ser considerada a favorita da corrida. Contudo, as outras atrizes também entregaram ótimos trabalhos que, inclusive, possuem afinidades com o Oscar para Melhor Atriz.
Nicole Kidman venceu o Globo de Ouro com "Apresentando os Ricardos", de Aaron Sorkin. É mais uma trama sobre bastidores de Hollywood. Ela vive Lucille Ball, atriz que consegue ascender no mercado televisivo na década de 1940, chegando ao ápice nos anos 1950 com o programa "I Love Lucy", até que enfrenta várias crises na carreira. É um tipo de papel que a Academia adora.
Olivia Colman, que venceu o Oscar de Melhor Atriz por "A Favorita" (2019), surpreendeu a muitos com "A Filha Perdida", de Maggie Gyllenhaal. O longa é uma adaptação do livro de Elena Ferrante que analisa alguns tabus, como o casamento que não completa e como a maternidade pode ser sufocante.
Já Penélope Cruz venceu o prêmio de Melhor Atriz pelo trabalho em "Mães Paralelas", de Pedro Almodóvar, no Festival de Veneza. O longa acompanha duas mulheres, Janis e Ana, que se conhecem no hospital onde estão prestes a dar à luz. Enquanto Janis está muito feliz, Ana está apreensiva e traumatizada. No contraste, nasce um forte vínculo.
Confira também quais são os atores e quem deve ser o vencedor
Saiba como assistir à cerimônia
Pela primeira vez em anos, a cerimônia do Oscar não será transmitida na TV aberta. A Globo, que exibia até o ano passado, mostrará os detalhes da premiação no Globoplay na noite deste domingo (27), a partir das 21h. Além do streaming, a cerimônia será exibida nos canais TNT e TNT Series, com uma programação que acontecerá desde o pré-show.
Em sinal aberto para os não assinantes, o Globoplay transmitirá ao vivo os melhores momentos do Oscar 2022, que acontece anualmente em Los Angeles. A emissora escalou como apresentadores e comentaristas: Maria Beltrão, da GloboNews; Marcelo Adnet; Fábio Porchat, do GNT; e Dira Paes.