A nova "Pantanal", que estreia nesta segunda-feira (28) na TV Globo, será uma grande homenagem à obra original de Benedito Ruy Barbosa. Seguindo essa linha, não haverá grandes alterações na história ou nos personagens. O autor responsável pela adaptação, Bruno Luperi, neto de Benedito, e o diretor artístico Rogério Gomes.
Assim, fica fácil saber quem é quem. A trama retoma a saga da família Leôncio no pantanal de Mato Grosso. Joventino (Irandhir Santos) chega às terras acompanhado do primogênito José Leôncio (Renato Goés/Marcos Palmeira). Ele desaparece após sair sozinho para caçar bois e o filho promete, então, caçar todos os dias na esperança de encontrar seu pai, tornando-se assim um dos principais criadores de gado da região.
A segunda fase marca a chegada de Jove (Jesuíta Barbosa), filho de José, que foi criado no Rio de Janeiro.
Confira quem é quem
Joventino Leôncio (Irandhir Santos)
Peão e ponteiro de uma comitiva que toca, com rara maestria, Joventino faz seu nome tangendo boiadas pelos sertões do país. Por onde quer que passe, é tido como o maior entre todos os peões. É um pai amoroso, um homem justo e honesto.
José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes/Marcos Palmeira)
Criado no lombo do cavalo do pai, Joventino (Irandhir Santos), cortando em comitiva os interiores deste país, conhece a vida e é talhado para ela em meio à peonada, simples e bronca. Após o desaparecimento do pai, José Leôncio carrega essa dor em ferida aberta a vida inteira.
Madeleine Novaes (Bruna Linzmeyer/Karine Telles)
Provocante, subversiva por natureza e sensual, ela arrebata corações. Não dá a mínima para normas ou qualquer convenção social que a mãe, Mariana (Selma Egrei), tenta ditar. Enquanto Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado), sua irmã, reza pela cartilha da mãe, Madeleine age pela do pai, Antero (Leopoldo Pacheco), blefando, aqui e acolá, para conseguir o que quer.
Jove (Jesuita Barbosa)
Inteligente e irreverente, Jove é um jovem que, embora tenha nascido no Pantanal, é um autêntico carioca. Filho de Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Telles) e José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), é levado ainda bebê para o Rio de Janeiro. Vai ao Pantanal para conhecer o pai e descobre que é a antítese do peão. Lá, encontra Juma (Alanis Guillen).
Juma Marruá (Alanis Guillen)
Filha de Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), Juma cresce sob os cuidados da mãe. Nasceu e viveu limitada ao pedacinho de terra que era de José Leôncio, mas que seus pais tomaram posse ao desembarcarem no Pantanal. De Maria, Juma herda os hábitos, as artes da caça e a capacidade de não depender de ninguém para nada. Ela se apaixona por Jove.
Filó (Leticia Salles/Dira Paes)
Surge grávida de Tadeu (José Loreto) na fazenda de José Leôncio, onde passa a viver e trabalhar como empregada. Sempre foi, na verdade, muito mais que isso. Filó é a alma e o coração daquela casa. É uma mulher religiosa, apegada à sua fé.
Tadeu (José Loreto)
Sujeito simples e rudimentar, de poucas palavras e sem grandes ambições na vida, além de aproveitar a jornada. Na infância, troca os estudos pela garupa do padrinho, José Leôncio. Mesmo depois que Filó diz a Zé que Tadeu é seu filho, a pedido dela, o menino não tem um tratamento diferenciado
Velho do Rio (Osmar Prado)
Ponto de contato entre o mundo físico e espiritual e a síntese de uma consciência ecológica coletiva, o Velho do Rio é um encantado. Uma espécie de guardião deste paraíso em terra que se chama Pantanal. Apresenta-se vezes em forma de gente, vezes em forma de sucuri
José Lucas de Nada (Irandhir Santos)
Fruto de uma relação fortuita de José Leôncio com uma prostituta, não é batizado "De Nada" por ódio ou rancor, mas por ser, de fato, filho de pai desconhecido. José Lucas nunca ganhou nada de mão beijada.
Tenório (Murilo Benício)
Vem do Paraná para o Pantanal com um passado que prefere esconder. Fazendeiro, marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e pai de Guta (Julia Dalavia), é um sujeito prático, frio e extremamente racional. Para a família, é um homem moralista, retrógrado, conservador e preconceituoso Por isso a surpresa quando Guta descobre que o pai tem outra família, mas em São Paulo.