Depois que o cantor Jorge de Altinho, famoso pela música "A Capital do Forró", relatou sobre a sua ausência no São João de Caruaru, debates foram levantados sobre a presença do forró pé-de-serra na programação do Maior São João do Mundo. As atrações das festas juninas da capital do Agreste foram divulgadas na semana passada pela ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) - um pouco antes dela oficializar sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco. Entre os artistas divulgados, apenas 8 são considerados do forró tradicional no palco principal.
Quem vai fazer a abertura do São João de Caruaru 2022 vai ser Elba Ramalho, no dia 4 de junho, na mesma data em que Cláudia Leitte e Solange se apresentam. Com 42 atrações, as festas juninas na cidade agrestina vão contar com 23 artistas e bandas de forró estilizado (incluindo o piseiro). O sertanejo é o terceiro gênero com mais artistas, ocupando a programação com 7 atrações. Enquanto isso, o axé/pagode baiano terá dois artistas. Já o brega e a música eletrônica contarão com 1 artista cada, considerando a presença de Priscila Senna e Alok na programação.
- SÃO JOÃO CARUARU 2022: prefeitura anuncia festejos em 24 polos com shows de Zé Vaqueiro, João Gomes, Wesley Safadão e Elba Ramalho; confira programação
- SÃO JOÃO CARUARU 2022: Programação tem nomes de peso, como João Gomes, Barões da Pisadinha e Simone e Simaria; confira
- SÃO JOÃO DE CARUARU: Programação terá menos dias e menos atrações em 2022
- SÃO JOÃO CARUARU 2022: Entenda a polêmica envolvendo o cantor Jorge de Altinho
- SÃO JOÃO CARUARU 2022: programação inclui 23 artistas de forró estilizado e apenas 8 de forró tradicional
Vale salientar que o forró foi considerado Patrimônio Cultural do Brasil no ano passado, no dia 13 de dezembro, data em que se celebra o Forró e Luiz Gonzaga. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) elevou o ritmo, também, como um supergênero. O termo foi alcunhado pelas vertentes e múltiplas possibilidades a partir do forró. O xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra são os subgêneros que foram agregados ao patrimônio.
Em 2019, uma investigação do Iphan mapeou os nove estados do Nordeste, além do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, para identificar como se expressa o forró nesses locais.
Artistas
Já quando houve a notícia do forró enquanto patrimônio, artistas alertaram da importância de incluir os nomes que fazem parte do gênero nas programações juninas e outras festividades locais. Essa questão do forró como patrimônio é muito legal. Espero que isso não fique só no papel: tem que ter uma contrapartida nisso tudo. Já que foi oficializado, têm que ter uma lei para que o São João tenha um certo espaço para o forró tradicional", disse Maciel Melo na época.
"Não adianta tornar isso como patrimônio e quando chegar o São João, os caras enchem esse pessoal da galera estilizada, do sertanejo e do piseiro, mais atuais e mais modernos, mas que não têm a ver com a tradição. Esses estilos têm o ano inteiro. Então, no mês de junho, deviam dar prioridade aos artistas que trabalham com isso", afirmou o cantor que é um dos confirmados no São João de Petrolina.
Jorge de Altinho
Agora, quem trouxe à tona a discussão foi Jorge de Altinho, que alcunhou Caruaru como "A Capital do Forró" nacionalmente, em 1979. "A música "capital do forró", que é de autoria de Jorge de Altinho, em parceria com Lindolfo Barbosa, registrada em 1979, portanto vai fazer 43 anos. Eu desafio qualquer pessoa em Caruaru a fazer uma pesquisa e pedir para as pessoas cantarem um trecho do hino de Caruaru e um trecho da música "a capital do forró" para a gente saber o que é mais lembrado. Se Caruaru honrasse o título que tem, colocaria Jorge como tradição para abrir oficialmente a festa, todos os anos. Seria Jorge primeiro, depois todas as outras atrações, sem desmerecer ninguém", disse Juliana Souza, esposa e responsável pelo gerenciamento da carreira de Jorge.
Nas redes sociais, a ex-prefeita afirmou que a grade de São João não foi fechada e que o cantor Jorge de Altinho seria incluso. "Gente, tenho recebido comentários sobre a ausência de alguns artistas na grade do São João, como o cantor Jorge de Altinho. Venho aqui esclarecer que a programação não está 100% fechada", disse a tucana no Twitter.
Confira a programação do pátio de eventos de Caruaru:
PÁTIO DE EVENTOS
4 de junho (sábado)
- Elba Ramalho
- Solange
- Claudia Leitte
5 de junho (domingo)
- Dorgival Dantas
- Alcymar Monteiro
- Alceu Valença
10 de junho (sexta-feira)
- Renan Cruz
- Simone e Simaria
- Toca do Vale
11 de junho (sábado)
- Vilões do Forró
- Matheus e Kauan
- Luan Estilizado
12 de junho (domingo)
- Israel Filho
- Limão com Mel
- Calcinha Preta
17 de junho (sexta-feira)
- Azulão
- João Gomes
- Jonas Esticado
18 de junho (sábado)
- Fulô de Mandacaru
- Xand Avião
- Vitor Fernandes
19 de junho (domingo)
- Magníficos
- Tarcísio do Acordeon
- Tierry
23 de junho (quinta-feira)
- Brucelose
- Barões da Pisadinha
- Mano Walter
24 de junho (sexta-feira)
- Novinho da Paraíba
- Zé Neto e Cristiano
- Matheus Fernandes
25 de junho (sábado)
- Pedrinho
- Maiara e Maraisa
- Alok
26 de junho (domingo)
- Cavaleiros do Forró
- Nattan
- Priscila Senna
28 de junho (terça-feira)
- Davi Firma
- Zé Vaqueiro
- Léo Santana
29 de junho (quarta-feira)
- Magnatas do Forró
- Wesley Safadão
- Geraldinho Lins