Após uma primeira fase que rendeu boa audiência e elogios do público e da crítica, o remake de "Pantanal", da TV Globo, terá o seu avanço de temporalidade nesta terça-feira (12). A mudança vem sendo semeada desde o episódio da última sexta-feira (8), quando José Leôncio foi ao Rio de Janeiro buscar o filho Jove, mas preferiu deixá-lo com a mãe, Madeleine.
Agora, 20 anos se passam, novas histórias se iniciam e outras ganham continuidade. Sai de cena Renato Goés e entra Marcos Palmeira, que agora vive um José Leôncio dono de terras em diversas regiões do país.
- 'Pantanal': Nova versão se passa nos dias de hoje, com tecnologia e bioma devastado; Saiba o que mudou
- PANTANAL: Renato Goés encontrou onça nas gravações: 'Tremi da cabeça aos pés'
- PANTANAL: Fotografia estonteante e sintonia entre Irandhir e Renato salvam estreia, mas faltam ganchos para fôlego inicial
Foi ao lado de Filó (agora vivida por Dira Paes, que substitui a iniciante Letícia Salles) e Tadeu (José Loreto, antes Gustavo Corasin) que Leôncio viu seus negócios crescerem, embora o pensamento em Jove (Jesuíta Barbosa) continue. Ele ainda acredita que este herdeiro, com todo seu conhecimento de quem vive na cidade e tem acesso "às melhores escolas", como disse seu sogro Antero (Leopoldo Pacheco), pode, um dia, comandar todo esse trabalho.
Como vai ser a segunda fase de 'Pantanal'?
Jove cresce no Rio de Janeiro distante da mãe, Madeleine (Karine Teles, que substitui Bruna Linzmeyer), embora morem na mesma casa. Ele é próximo de sua tia, Irma (Camila Morgado), com quem mantém uma relação bastante afetuosa.
Ele cresce com a crença de que o pai é morto, e descobre que ele está vivo somente quando já é adulto, com a ajuda de sua amiga – e algo mais – Nayara (Victoria Rossetti). O rapaz é tão próximo de Irma e tão distante de Madeleine, que é a tia quem ele procura diante da descoberta. E é ela quem o incentiva a buscar contato com o pai.
O que vai mudar em 'Pantanal'?
Antes de Jove, quem chega ao Pantanal é Guta (Julia Dalavia), filha de Tenório (Murilo Benício) e Maria (Isabel Teixeira), os novos vizinhos de José Leôncio. Ao chegar na fazenda de seu pai, é recebida por Alcides (Juliano Cazarré) que, sem saber quem ela é, fica indignado com a audácia da menina ao invadir uma propriedade privada.
Logo em seguida ele descobre que se trata da filha do patrão. E é justamente esse jeito independente e decidido de Guta que faz com que ele se interesse por ela.
Perto dali, Juma (Alanis Guillen) segue a vida na tapera ao lado de Muda (Bella Campos). Após a morte de seus pais, Muda é a única companhia que lhe resta. Sem saber que a moça está ali para dar fim à sua vida e cumprir seu plano de “justiça”, como costuma dizer, Juma se aproxima dela e cria um afeto como se Muda fosse uma irmã.
Novos personagens de Pantanal
Outros personagens da primeira fase seguem na história, como Eugênio (Almir Sater) e Velho do Rio (Osmar Prado); e novos chegam à novela no desenrolar das tramas, como Zefa (Paula Barbosa); a segunda família de Tenório – formada por Zuleica (Aline Borges), Marcelo (Lucas Leto), Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Cauê Campos).
O público ainda conhecerá José Lucas de Nada (Irandhir Santos) e Zaquieu (Silvero Pereira). Sobre esses dois, ainda vão demorar alguns capítulos para que suas histórias se desenvolvam.
"Pantanal" é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.