Quem foi aos cinemas assistir "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" (ou "Animais Fantásticos 3") deve ter notado a mudança do ator que vive o vilão Grindelwald. Mads Mikkelsen assumiu o papel após a saída de Johnny Depp, que nos últimos anos se envolveu em uma intensa controvérsia ao seu acusado de agressão pela atriz Amber Heard, com quem foi casado. O processo ainda corre na justiça.
No julgamento, evidências bem sérias foram mostradas por Heard, conhecida por ter estrelado "Aquaman" e "Liga da Justiça". No final de 2017, a autora de Harry Potter, J.K Rowling, publicou uma declaração em defesa do ator.
A situação mudou quando a Warner foi fundida com a AT&T, resultando na WarnerMedia. A companhia se tornou menos leniente em relação a esse tipo de controvérsia e vetou a participação de Depp.
Em recente entrevista concedida ao The Hollywood Reporter, Mads Mikkelsen falou sobre essa mudança e como todo processo aconteceu: "Foi bastante caótico tudo isso". Segundo ele, os produtores deram um prazo de apenas dois dias para o ator decidir se aceitaria ou não interpretar o vilão.
"Você não vai querer copiar nada que Depp estava fazendo – isso seria suicídio criativo. Mesmo que o papel tenha sido feito com perfeição, você quer torná-lo seu. Mas ainda tem que construir algum tipo de elo entre o que veio antes", comentou Mikkelsen.
A controvérsia de Johnny Deep não é a única envolvendo a franquia. J.K Rowling, que co-assina o roteiro do longa, tem decepcionado fãs da saga Harry Potter ao dar declarações consideradas preconceituosas contra pessoas transgêneros. Já o ator Erza Miller (que vive o personagem Credence) foi preso no Havaí ao após atacar e gritar com clientes de um bar.
"Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" está em cartaz nos principais cinemas brasileiros.