Uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, Chitãozinho & Xororó está completando 50 anos de carreira. Os irmãos venderam mais de 37 milhões de álbuns, ganharam cinco prêmios Grammy Latino e emplacaram diversos clássicos do sertanejo.
Na TV Globo, o especial "Chitãozinho & Xororó – 50 anos de História", com direção de Pedro Bial, vai ao ar no dia 1º de junho, após a novela "Pantanal".
Todo esse sucesso rendeu à dupla uma fortuna em torno de R$ 120 milhões, de acordo com o site Meio Norte. Até o ano de 2021, o cachê da dupla para shows é de R$ 250 mil, de acordo com o site Pure People.
Para além de diversos sucessos, Chitãozinho & Xororó são tidos como responsáveis por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e na televisão na década de 1980.
Conheça a trajetória de Chitãozinho e Xororó
Eles começaram a carreira em 1970, gravando seis discos naquela década. Em 1981, lançaram o disco de sucesso "Amante Amanda", que vendeu mais de 400 mil cópias.
O sucesso só veio mesmo em 1982, com a canção "Fio de Cabelo", do disco "Somos Apaixonados", que ganhou bastante espaço nas FMs.
O legado de Chitãozinho & Xororó permanece vivo e relevante. A dupla também se tornou conhecida por modernizar a música sertaneja, introduzindo instrumentos como a guitarra elétrica e o banjo em seus álbuns.
De acordo com uma pesquisa feita pela Karaoke World Championships Brasil em 2017, a canção "Evidências" foi a faixa mais executada em karaokês do país.