A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, já confirmou que o São João de 2022 do município está tendo o seu calendário redesenhado, após suspensão da programação original por conta da tragédia causada pelas fortes chuvas na Região Metropolitana.
Antes, a programação da festa seria realizada entre 10 e 30 de junho. Cerca de R$ 15 milhões de investimento nos festejos serão destinados às ações para ajudar vítimas.
- Suspensão do São João do Recife é criticada por artistas, entidades e políticos: 'Duplamente de luto'
- São João do Recife: Vereadores pensam em alternativas após suspensão da festa. Veja sugestão
- São João do Recife: Quadrilhas juninas ficam endividadas com suspensão; investimentos chegam a R$ 150 mil
Embora a pasta ainda não crave datas, o dia mais provável para o começo dessa nova programação é 29 de junho, Dia de São Pedro. Essa foi a data sugerida pelo presidente da Comissão Especial da Câmara do Recife para Carnaval e São João, Marco Aurélio Filho (PTRB), que agradou os demais vereadores.
O presidente da Comissão, juntamente com vereadores como Cida Pedrosa (PCdoB) e Ivan Moraes (PSOL), esteve em uma reunião com o Secretário de Cultura Ricardo Mello na última quarta-feira (1º). Nela, o gestor da pasta demonstrou gostar da sugestão, e até sugeriu que já estaria trabalhando em cima dessa data nos novos esforços.
O que diz a Prefeitura do Recife
Em nota oficial, a Prefeitura do Recife diz que a "festa poderá acontecer ainda no primeiro semestre". " A cadeia produtiva da cultura será contemplada com os recursos anteriormente orçados. O anúncio das novas datas será feito até segunda", diz.
"A realização do São João 2022, com apresentações musicais e concursos de quadrilhas juninas, terá calendário alternativo, que vem sendo discutido pela equipe da gestão municipal da cultura e representações do ciclo junino. As primeiras informações pactuadas devem ser divulgadas nos próximos dias e já foi garantida a sequência ao pagamento das subvenções às quadrilhas, que já havia sido iniciado", diz outro trecho da nota.
Como seria a programação original
Após dois anos de pausa por conta da pandemia, o São João do Recife voltaria às ruas com um Ciclo Junino de 20 dias. De acordo com informações publicadas no Diário Oficial do Município, a programação da festa seria realizada entre 10 e 30 de junho.
A grande novidade do ano seria a inauguração de um polo no Recife Antigo, com decoração, palco, várias atrações, apresentações de quadrilhas e comidas típicas. O polo da Bomba do Hemetério, na periferia da Zona Norte da capital, seria reinstalado. E também haveria o tradicional polo do Sítio da Trindade.
A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife divulgaram os editais de subvenção junina e de atrações artísticas para o São João de 2022 em abril.