O professor Joaquim Falcão, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), lança no Recife o seu novo livro, "Entre Tantos". O evento será realizado nesta terça-feira (5), a partir das 20h, na Fundação Joaquim Nabuco, na casa Gilberto Freyre no campus Casa Forte.
A obra destaca figuras públicas, as quais o autor reconhece como "intérpretes brasileiros". Francisco Brennand, Tancredo Neves, Maestro Spok, Carmem Miranda são alguns dos personagens escolhidos pelo ocupante da cadeira 3 da ABL.
Entre tantos, se destacam dois políticos pernambucanos: o senador Jarbas Vasconcelos e o ex-vice-presidente e também acadêmico Marco Maciel. "Jarbas e seu eleitor são amigos até no frevo, no Carnaval. Partilham pertencimento a Pernambuco e ao Brasil", ressalta Falcão.
Sobre Maciel, relembra sua disposição para o entendimento: "Seu diálogo iniciava com a constatação da inevitabilidade de que temos de viver juntos. E fazer, desta inevitabilidade, convivência. Viver juntos na divergência".
Livro encerra trilogia de Joaquim Falcão
O livro é uma publicação da Massangana, editora da Fundaj, e completa uma trilogia assinada por Joaquim Falcão. As demais obras são "Quase Todos" (2013) e "Muitos Outros" (2020).
Joaquim Falcão é professor na Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio). É conhecido também por livros como "O Supremo", "Mensalão - Diário de um Julgamento" e "Raymundo Faoro - A República em Transição".
O lançamento de "Entre Tantos" ocorre dentro do seminário "A Propósito da Independência e do Império: Visões Pernambucanas" (Joaquim Nabuco, Oliveira Lima, Gilberto Freyre, Evaldo Cabral de Mello), que começa às 9h. O lançamento ocorre às 11h30. Já o seminário continua na quarta-feira (5).