A atriz e diretora Maeve Jinkings, natural de Brasília (DF), será condecorada com o título de cidadã pernambucana, concedido pela Assembleia Legislativa a pedido da deputada estadual Teresa Leitão (PT), que agora disputa o Senado. A cerimônia aberta ao público ocorre na Assembleia, no Centro do Recife, nesta quarta-feira (24), às 18h.
Muitas pessoas que não conhecem a origem da atriz acreditam que sua naturalidade é realmente a pernambucana. Isso porque ela está presente em diversas produções de cineastas pernambucanos, como "O Som ao Redor" (2012) e "Aquarius" (2016), ambos de Kleber Mendonça Filho.
Maeve Jinkings também está presente em filmes pernambucanos como "Boa Sorte, Meu Amor" (2013), de Daniel Aragão; "Amor, Plástico e Barulho", de Renata Pinheiro; e "Boi Neon" (2015), de Gabriel Mascaro. Apesar de brasiliense, a artista é fortemente identificada com a cena cultural do Estado.
A atriz tem prenome irlandês de origem celta e sobrenome escocês. Nasceu em Brasília, mas foi criada em Belém do Pará. Estudou artes dramáticas em São Paulo e escolheu Recife como a cidade de seu coração.
É sempre para a capital pernambucana que ela corre em suas folgas. Apesar disso, tem vivido basicamente no Rio de Janeiro, por conta da intensa agenda de trabalho.
Atuante no teatro, no cinema e na televisão, Maeve tem uma carreira consolidada com vários prêmios de melhor atriz. Ela começou a carreira como preparadora de elenco. Conquistou vários prêmios como atriz, e também mergulhou na direção.