ARTES CÊNICAS

Festivais de artes cênicas de Pernambuco se reúnem em iniciativa inédita. Conheça o 'Cena Expandida', com mais de 60 atividades

Cena Expandida ocupará teatros durante todo o mês de setembro com programações de cinco festivais já consolidados

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/09/2022 às 14:15
ARTES CÊNICAS Cena Expandida ocupará teatros do Recife em setembro (foto ilustrativa) - PIXABAY

Pernambuco sediará uma iniciativa inédita no campo das artes cênicas entre 8 e 30 de setembro. Mais de 60 atividades, entre apresentações e formações, vão ocupar teatros com a primeira edição da Cena Expandida.

A iniciativa envolve cinco festivais já consolidados no calendário pernambucano do teatro, mas que agora serão realizados simultaneamente como forma de potencializar esse momento de retorno aos espetáculos profissionais.

Participam da ação o Cena Cumplicidades - Festival Internacional de Artes da Cena, o Feteag - Festival de Teatro do Agreste; o Feted - Festival Estudantil de Teatro e Dança, o Reside - Festival Internacional de Teatro de PE, e o Transborda - as linguagens da cena. Veja os períodos das programações no final da matéria.

É importante ressaltar que o Cena Expandida não é um novo festival, mas sim um calendário conjunto que segue até o dia 30 de setembro. Cada festival seguiu com sua linha curatorial independente.

As programações ocupará espaços como Sesc em Santo Amaro, os teatros do Parque, de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo, Luiz Mendonça, Barreto Júnior, no Muafro, o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, nas praças e parques da cidade, entre outros.

Pandemia e cenário político reforçaram necessidade de iniciativa, dizem produtores

Fabio Pascoal (Feteag), Paula de Renor (Reside), Pedro Portugal (Feted) e Arnaldo Siqueira (Cena Cumplicidades) - DIVULGAÇÃO

"Começamos a conversar sobre essa iniciativa ainda em 2018 e notamos uma necessidade de colaboração. A gente já fazia isso quando trazíamos atrações internacionais dos festivais nacionais, por exemplo", diz Paula de Renor, responsável pelo festival Reside.

"O projeto partiu dessa possibilidade de nos organizarmos jutos, dividindo nossos esforços. Procuramos o Sesc Pernambuco e fomos super bem recebidos", continua a produtora.

Os produtores ressaltam que a chegada da pandemia reforçou ainda mais a necessidade iniciativa. Uma recente pesquisa do Datafolha com o Itáu Cultural mostrou que 62% dos indivíduos ainda estão realizando atividades de cultura e de lazer em frequência menor que antes da pandemia.

"A pandemia escancarou um conjunto de precariedades do Brasil, a exemplo da ausência de política pública para a Cultura. Isso pesou muito para as artes cênicas, que são linguagens de artesanalidade. Não somos uma indústria, como no caso do cinema e da música", diz Arnaldo Siqueira, do Cena Cumplicidades.

O produtor ressaltou que o cenário político vivido pelo país desde 2019, que enfraqueceu ainda mais verbas de investimento para a cultura, também reforçou a cooperação.

"Já havia uma decadência do público, que foi exacerbado pela pandemia. O público sumiu, principalmente para o teatro mais conceitual. A ideia da gente é se juntar para colocar o público nessa roda, que ele possa circular. Para que isso possa ter essa ressonância, precisamos estar nas ruas", diz Fabio Pascoal, do Feteag.

Já Pedro Portugal, do Feted, chama atenção para o pioneirismo do projeto. "Não temos notícias de existir uma cena com vários festivais com perfis diferentes juntos. Em Pernambuco, somos sempre pioneiros", disse.

Programação da Cena Expandida

Ao longo do mês, as atividades de cada festival poderão ser conferidas nas redes sociais e sites dos próprios e também nos canais de comunicação digital da Cena Expandida. Confira:

Feted - 08 a 18 de setembro (@feted.pe)

Transborda - 08 a 18 de setembro (@sescpe e sescpe.org.br)

Cena Cumplicidades - 10 a 30 de setembro (@ccumplicidades e cenacumplicidades.com.br)

Feteag - 20 a 30 de setembro (@feteag e feteag.com.br)

Reside - 22 a 28 de setembro (@residefestivalbr e residefestival.com.br)

Além do investimento e articualação de cada fesival, a Cena Expandida conta com apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS