No dia 10 de julho, comemora-se o Dia Mundial da Pizza. Apesar de ter sido popularizada pelos italianos, sua base, discos de farinha de trigo, foi criada pelos gregos e romanos da Antiguidade.
Como surgiu o Dia Mundial da Pizza?
O Dia Mundial da Pizza foi instituído em 1985 pelo secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, que assumiu o posto naquela época.
A ideia surgiu de um concurso estadual em São Paulo para selecionar as melhores pizzas nos sabores marguerita e mussarela.
Com o sucesso do concurso estadual, que foi encerrado em 10 de julho, a data foi criada em honra a esse prato que é um sucesso mundial.
Origem da Pizza
Segundo a história durante a Antiguidade, os gregos, egípcios e romanos faziam discos de farinha com azeite e ervas para se alimentarem.
De acordo com Vithor Giovani, o docente de Gastronomia da Wyden, a pizza moderna teve sua origem em Nápoles, na Itália, no século XVIII.
Foi nessa época que se incluiu o tomate na receita, pois as pessoas mais pobres tinham acesso a esse alimento e, consequentemente, o acrescentavam na pizza, explica o professor.
No início, o pão era vendido na rua e era conhecido como "prato dos pobres", já que era acessível. Foi nessa época que se incluiu o tomate na receita, explica o professor.
Outras curiosidades
Além da Itália, país que popularizou o prato, os principais países onde a pizza é muito popular são o Brasil e os Estados Unidos, cada um com variações de sabores e ingredientes.
O Professor Vithor acrescenta outra curiosidade é em relação à pizza marguerita, que é composta por tomate, queijo e manjericão.
Ele explica que ela foi criada por Raffaele Esposito em 1889, em honra à rainha Marguerita da Itália, e tinha as cores da bandeira italiana.
A primeira pizzaria a ser conhecida foi a Antica Pizzeria Port’Alba, em Nápoles, datada de 1830. Ela continua funcionando até hoje, complementa Giovani.