Quem circula pelas estradas de Pernambuco sabe que um dos maiores desafios da gestão estadual é recuperar essa malha viária. Em maio de 2019, o governo Paulo Câmara lançou o programa Caminhos de Pernambuco, divulgado como "o maior programa de reestruturação da malha viária lançado no Estado. O investimento inicial seria de R$ 505 milhões com recursos do Tesouro Estadual para requalificar 5.554,5 quilômetros de estradas até 2022. Até agora, dois anos após o lançamento do programa, as obras concluídas consumiram R$ 79 milhões do valor total.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, atualmente as obras em andamento somam R$ 167 milhões e outros R$ 65 milhões estão sendo investidos em serviços de manutenção rotineiras, executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A chegada da pandemia da covid-19 comprometeu o ritmo das obras no ano passado e agora será necessário acelerar para cumprir a meta. Independentemente se vai disputar ou não uma vaga na Câmara dos Deputados, Paulo Câmara (PSB) espera fazer seu sucessor e a deficiência das rodovias do Estado é sempre um tema sensível nas campanhas eleitorais.
Para tentar alcançar a meta, o governador conta com a experiente técnica Fernandha Batista no comando da Secretaria de Infraestrutura. Com passagens pela Projetec e Emlurb, ela tem atuação reconhecida no gerenciamento de projetos e de obras de grande porte. A secretária conta que uma das estratégias para acelerar a licitação das obras é tentar vencer os entraves burocráticos. Solicitar licenças ambientais em blocos é uma delas.
No ano passado foram entregues obras como a via de acesso a Conceição das Crioulas, em Salgueiro (Sertão); a primeira etapa da implantação do pavimento da VPE-119, em Sapucarana; a primeira fase da reconstrução da PE-166, em Belo Jardim (Agreste); a implantação e pavimentação da VPE 240, em Rainha Isabel; e o acesso a São Benedito do Sul (Zona da Mata).
Em 2021, foram concluídos os acessos a Machados, Cumaru e João Alfredo e a reconstrução da primeira etapa da PE-265 (entrada da BR-232 até Sertânia). A via passará ainda por outras duas fases de trabalho para a requalificação total de mais de 30 quilômetros.
"Em 2019 fizemos um levantamento detalhado da infraestrutura rodoviária do Estado e identificamos a necessidade de recuperação de 51 rodovias. Estamos realizando este trabalho observando dois impactos principais: a segurança dos usuários das estradas e o impacto econômico. Com a pandemia da covid-19 esses objetivos ganharam ainda mais força, porque as obras vão ajudar na recuperação econômica, gerando emprego e renda. Além disso vamos adequar à infraestrutura à necessidade dos municípios", destaca a secretária.
O sucesso do Caminhos de Pernambuco também depende da captação de recursos. O valor de R$ 505 milhões destinado pelo governo do Estado foi determinante para realizar as primeiras obras, mas a expectativa do Estado é captar mais R$ 1 bilhão em operações de crédito. Para conseguir buscar esse dinheiro nos bancos, o governo aguarda autorização da Assembleia Legislativa (Alepe) e a mudança na classificação de Pernambuco, de C para B, na Capacidade de Endividamento (Capag) definida pelo Tesouro Nacional. "A expectativa é que o Tesouro emita formalmente essa mudança até setembro, mas pode acontecer antes", acredita Fernandha.
Além da captação de recursos por meio de operações de crédito, o governo do Estado também trabalha na realização de projetos de modelagens de PPPs para pelo menos quatro rodovias: PE-90, PE-45, PE-60 e PE-50. Os projetos estão sendo elaborados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Neste sábado (24) foi publicado o edital para contratação das obras de restauração das PEs 17 (Conhecida como Estrada da Muribeca), localizada em Jaboatão dos Guararapes, e da PE-18, em Abreu e Lima. Os trabalhos serão realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As obras vão receber investimentos de R$ 42,4 milhões.
Na PE-17, os serviços serão executados em 11,9 quilômetros, no trecho entre a entrada da PE-007 e a BR-101. A Estrada da Muribeca é conhecida por suas péssimas condições de tráfego, constantes acidentes e protestos dos moradores. Já na PE-18, as intervenções vão acontecer em 3,6 quilômetros, indo da BR 101, em Paulista, até a Penitenciária Mourão Filho, no bairro de Caetés II, em Abreu e Lima.
Expectativa – Requalificar 5.554,50 km de estradas até 2022
Investimento inicial – R$ 505 milhões
Valor investido – R$ R$ 322 milhões (entre maio de 2019 e abril de 2021)
Empregos gerados com as obras – 800
Investimentos concluídos – R$ 79 milhões
Investimentos em andamento – R$ 167 milhões
Investimentos em manutenção – R$ 65 milhões
Tentativa de captação de recursos – R$ 1 bilhão
• Implantação e pavimentação da VPE-674, que compreende o acesso a Lagoa do Barro, em Araripina
• PE-166 (na segunda etapa que vai de Serra dos Ventos, em Belo Jardim, até o distrito de Barra de Farias, em Brejo da Madre de Deus)
• Reconstrução PE-193 (Capoeiras/Caetés)
• Reconstrução PE-635 (Afrânio/Dormentes);
• Reconstrução PE-275 (Sertânia/Brejinho)
• Requalificação PE-337 (Flores)
• PE-365 (Serra Talhada/Santa Cruz da Baixa Verde)
Atualmente, está em desenvolvimento projetos para a requalificação total de sete rodovias, o que corresponde a 486,30 quilômetros. O investimento previsto é de R$ 363 milhões. Entre as vias:
• PE-264(São José do Egito/Grossos)
• PE-45 (Escada a Vitória)
• PE-145 (entre Cachoeira Seca e Jataúba)
• PE-300 (Águas Belas a Inajá)
• PE-270 (Arcoverde/Buíque/ Tupanatinga/Itaíba)
• PE-265 (Sertânia)
• PE-336 (Ibimirim/Inajá)
• A PE-95 (Limoeiro)
• PE-17 - Estrada da Muribeca, Jaboatão dos Guararapes
Extensão de 11,90 quilômetros
Investimentos: R$ 33,6 milhões
• PE-18 – da BR-101, em Paulista, até a Penitenciária Mourão Filho, em Abreu e Lima
Extensão de 3,6 quilômetros
Investimentos: R$ 8,7 milhões
• PE-75 – da PE-62, em Goiana, até a entrada da PE-82, em Ibiranga,
Extensão: 39,7 quilômetros
Investimento: R$ 52 milhões
• PE-576 - Trindade até Ipubi
Extensão: 18,8 quilômetros
Investimento cerca de R$ 45 milhões
• PE-550 - da entrada da BR-428, em Caraíbas, passando pelo projeto Fulgêncio, seguindo até Urimamã.
Investimento: R$ 30 milhões
• PE-265 – Segunda etapa de recuperação da rodovia, em Sertânia
Extensão: R$ 8,3 quilômetros
Investimento: 38,2 milhões
• PE-574 – Lagoa Grande (detalhamento não informado)
Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco