Com a portaria do Governo do Estado, que ampliou o horário do comércio devido ao Dia das Mães, a movimentação no Centro do Recife foi intensa, neste sábado (8). A equipe da TV Jornal esteve na Rua das Calçadas, no bairro de São José, e registrou filas grandes nos caixas de pagamento dos estabelecimentos comerciais. Os itens mais procurados para presentear as mães foram joias, relógios, roupas e itens de perfumaria.
O coletor Paulo Estevão estava de folga e resolveu aproveitar a véspera do Dia das Mães para garantir o presente, no entanto, ele afirmou que não esperava ver tantas pessoas nas ruas do centro da cidade. “Encontrei o presente com um preço bom. Acordei cedo e vim, não esperava encontrar tanta gente. Já vim certo para comprar o presente e já estou voltando para casa”, afirmou, acompanhado da sua esposa e filhas.
- Decretos de limitação de atividades reduziram a confiança do empresário do comércio em abril
- Comércio vê medidas restritivas mantidas em Pernambuco como ''razoáveis'' para o momento
- Empreendedorismo de venda direta atravessa gerações e cresce na pandemia
- Dia das Mães: comércio e shoppings funcionam em horário ampliado no fim de semana em Pernambuco; confira
- FGTS: entenda o que pode mudar no seu Fundo de Garantia após julgamento de revisão no STF
- Shopping centers do país esperam forte aumento de vendas com Dia das Mães
A movimentação intensa não foi só nas lojas, o comércio informal também teve procura alta. O vendedor ambulante Moisés Moraes, que conversou com a reportagem da TV Jornal, comemorou as vendas antecipadamente. “Eu trabalho vendendo só mercadoria de época, hoje está lotado. Todo ano esperamos por isso, mas nessa pandemia esperávamos que o movimento fosse menor. O que está mais vendendo esse ano é a caneca personalizada para o Dia das Mães, que está saindo R$ 12 a unidade”, afirmou o vendedor ambulante.
Segundo a portaria, assinada pelos secretários Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico) e André Longo (Saúde), em edição extra do Diário Oficial, nessa terça-feira (7), o comércio poderá funcionar em horário estendido até este domingo. Na sexta-feira (7) e no sábado, o horário permitido é das 8h às 20h, limitado a um quantitativo de um cliente a cada 10m² para área de circulação e um cliente a cada 5m² para as lojas;
No Dia das Mães, o horário é de 8h às 18h, também limitado a um quantitativo de um cliente a cada 10m² para área de circulação e um cliente a cada 5m² para as lojas”. A flexibilização vale também vale para os shoppings e todos os estabelecimentos devem obedecer aos protocolos de segurança, estabelecido pelo Governo de Pernambuco. Nas imagens é possível ver que muitas pessoas estavam usando máscara, mas o distanciamento social não foi respeitado.