Apesar da instabilidade no Facebook, WhatsApp e Instagram nesta segunda-feira (4), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou não ter sido notificada "sobre interrupções ou degradações nas prestadoras de telecomunicações". A Agência informa que está monitorando a situação.
Quando os três aplicativos começaram a apresentar problemas no início da tarde, os usuários acreditavam que se tratava de alguma falha nas operadoras. Essa reação é comum quando algum serviço popular sai do ar.
- Após queda do Whatsapp, Instagram e Facebook, crescem queixas sobre operadoras e conexão 4G
- WhatsApp caiu: "Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal", diz empresa
- Não foi só o WhatsApp, Instagram e Facebook, instabilidade também afeta TikTok, Twitter, Telegram e outras dez plataformas
Por meio de nota, a Anatel informou que "a instabilidade ou interrupção dos serviços de alto interesse, como WhatsApp, Facebook ou Instagram podem gerar percepção de que se trata de uma falha de sua prestadora".
O Downdetector - site Monitoramento de problemas e quedas de serviços em tempo real - identificou picos de queixas sobre as operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi, por volta das 13h. Em seguida, os registros de reclamações estabilizaram.
A agência informou ainda que, apesar de se utilizarem da internet, as três plataformas de conteúdo e de redes sociais não são regulamentadas por ela.
- Queda no WhatsApp hoje em dia é o mesmo que chuva para lojista de rua antigamente; prejuízos são enormes
- Com queda do Whatsapp, Facebook e Instagram, Bolsonaro e seus filhos tentam turbinar número de seguidores em outras redes
- Com WhatsApp e Instagram fora do ar, internet pede volta do Orkut
- Cerca de 80% dos microempresários fecham negócios através do Whatsapp. E agora?
- Lula, Ciro, Mandetta: Com o Whatsapp fora do ar, políticos tentam promover Telegram
Instabilidade
Inicialmente, a instabilidade era apresentada apenas no Facebook, WhatsApp e Instagram, mas outras plataformas também passaram a apresentar problemas, inclusive o Telegram, serviço para o qual os usuários do WhatsApp costumam recorrer para seguir com a comunicação por meio de mensagens de texto e de voz.