A homofobia no futebol é um assunto antigo e que está ainda mais em evidência no futebol pernambucano nos últimos dias, depois que o ex-BBB Gil do Vigor, torcedor do Sport, foi vítima de comentários preconceituosos feitos por Flávio Koury, conselheiro do Leão. Nesta segunda-feira (17), Dia Internacional contra a LGBTFobia, o Trio de Ferro se posicionou com uma campanha coletiva em apoio à causa.
Náutico, Santa Cruz e Sport postaram em suas redes sociais um conteúdo em comum, pedindo "menos preconceito, violência e discriminação. Mais respeito, empatia, amor e vigor!"
Na última sexta-feira (14), comentários preconceituosos do conselheiro Flávio Koury se referindo ao economista pernambucano e ex-BBB Gilberto Nogueira, conhecido como Gil do Vigor, causaram revolta nacional. Além da campanha em conjunto com Náutico e Santa Cruz, o Sport, como forma de reparar o episódio com o conselheiro, realizou uma série de ações contra a homofobia durante a partida contra o Náutico, no primeiro duelo da final do Campeonato Pernambucano.
Além disso, o clube também publicou um vídeo com imagens das ações do jogo com uma mensagem de Gil do Vigor.