Uma das principais vozes de centro do País, Paulo Hartung diz que novembro será um mês importante para a construção de uma alternativa eleitoral de terceira via: este é o momento de as cartas serem colocadas na mesa. "A hora é agora para que todos os nomes que tenham pretensão de ser presidente se apresentem. É bom para o País que as alternativas apareçam e debatam. Todo mundo tem direito de ser pré-candidato, mas ninguém pode se escorar no muro da vaidade e do projeto pessoal " Mas Roberto Freire, presidente do Cidadania, partido considerado um "joker", diz que a entrada de Sérgio Moro embaralha o jogo: "Ele tem voto, tem peso, mas tem dificuldades para unificar".
RISCO
Segundo Freire, a agenda lavajatista que Moro representa tem gerado problemas nas discussões eleitorais.
SAVE THE DATE
Ex-governador do Espírito Santo e atualmente sem partido, Hartung avisa: em abril, precisará haver convergência no centro.
À PROVA
Com a saída de José Luiz Datena para o PSD, o União Brasil perde outro presidenciável. Luciano Bivar, presidente do partido, diz que "todo processo político requer um pouco de provação". "Candidaturas estão sujeitas às configurações partidárias, à avaliação do que pode ter mais sucesso no ideário de cada sigla."
EM CAMPO
João Doria fará incursão ao território inimigo nas prévias do PSDB: tem viagem prevista ao Ceará de Tasso Jereissati nesta semana.
CUTUCADA
No lançamento de sua pré-candidatura à Presidência pelo partido Novo hoje, 3, Luiz Felipe d’Avila reforçará a importância da responsabilidade fiscal para manter e melhorar programas sociais.
CURRÍCULO
Em seus 13 anos à frente do CLP, d’Avila se especializou em contas públicas em práticas de gestão pública de Estados e municípios.
YOUR...
O príncipe Charles, herdeiro do trono da Inglaterra, convocou brasileiros na COP-26 para discutir acordos de cooperação entre o País e a Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI, na sigla em inglês), fundada por ele para fomentar investimentos privados na economia verde.
...HIGHNESS. A reunião é até agora o ponto alto da série de agendas internacionais de governadores em Glasgow.
BEM NA FITA
"Observei a notável liderança de Estados, cidades e empresas do Brasil que assinaram a campanha Race to Zero. Investidores estão se voltando para iniciativas sustentáveis e direcionando recursos de modo a permitir uma transição para uma economia de baixo carbono", diz o convite de Charles ao governador Renato Casagrande (PSB-ES).
SE LIGA
Governadores conversarão ainda com a equipe de "Jim Carrey", também conhecido como John Kerry (EUA).
PRONTO, FALEI!
Paulo R. de Almeida
Embaixador
"A partir de 2023, vamos ter de explicar ao mundo que 2018 nos levou aos piores tempos dos invasores bárbaros, e estamos tentando nos recuperar. Vai ser duro."