Patrocinada

Escola de Comunicação da Unicap fortalece integração entre cursos

Recém-lançada, escola também tem proposta de consolidar ainda mais internacionalização e relação com mercado de trabalho

Cadastrado por

JC360

Publicado em 28/10/2021 às 8:00
Aryel Omenah, estudante da graduação em Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - JAILTON JR./JC360

Fascinada pelo universo dos games desde muito cedo, a estudante Aryel Omenah, de 21 anos, sempre teve a curiosidade de conhecer a fundo o processo criativo dos jogos eletrônicos que brincava quando pequena. Ao se deparar com a decisão de escolher um curso superior que a fizesse sentir realizada, ela optou por uma graduação que envolvesse sua paixão por games. Consolidou seu desejo no curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde aprende as habilidades e competências necessárias à profissão.

"Se comparado com outros, Jogos Digitais é um curso relativamente curto, com dois anos e meio de duração, mas é bastante intenso. A gente aprende a programar jogos, desde o básico até a finalização dele. O interessante é que a gente passa a perceber que o game não tem apenas aquele caráter de descontração que estamos habituados. Podemos perceber que dá para implantar em muitas áreas. Hoje, o jogo não é apenas diversão, mas tornou-se algo mais sério porque podemos usá-lo como aliado em prol da educação, por exemplo", destaca a estudante do segundo período.

Leia também:

>> Consequência das fake news na sociedade é tema de conversa entre profissionais da comunicação

>> Unicap lança projeto para estimular retorno de pessoas com mais de 60 anos à universidade

>> Unicap reforça formação prática para o mercado com Escola de Gestão, Economia e Política

>> Escola de Saúde e Ciências da Vida da Unicap ressalta importância do ensino prático

Completando 11 anos, a graduação em Jogos Digitais é um dos cursos que fazem parte da mais recente Escola de Comunicação da Unicap, que reúne também, em nível de graduação, os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fotografia. Os interessados em fazer pós-graduação na área também contam com MBA em Marketing Digital; Cultura Visual e Arte Latinoamericana; especialização em Jornalismo Independente e mestrado profissional em Indústrias criativas.

Diretora da Escola da Comunicação da Católica, Carol Monteiro explica que a escola foi formada a partir da necessidade de uma maior integração entre as graduações e pós-graduações no campo da comunicação oferecidas pela instituição. "A Escola de Comunicação da Unicap nasce com essa pegada interdisciplinar de reunir as experiências, os saberes, os conhecimentos e as práticas dos vários campos da comunicação dentro de uma escola que se preocupa tanto com o Ensino, quanto Pesquisa e Extensão", explica.

Interdisciplinaridade

Na prática, de acordo com Carol, a criação da Escola de Comunicação representa uma formação mais completa dos estudantes, exigência cada vez maior do mercado de trabalho. "Esta mudança vai ser ainda mais perceptível nos próximos anos em relação a como a universidade está mais moderna, integrada e ágil. As escolas, hoje, têm mais autonomia do que tinham os antigos centros acadêmicos. A tendência é que a instituição forme profissionais ainda mais completos e conscientes dessa interdisciplinaridade, que hoje é natural do campo da comunicação porque nenhum profissional trabalha sozinho", pontua.

Estudantes terão maior integração entre cursos, afi rma Carol Monteiro - Jailton Jr./JC360

A estudante do sexto período do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação da Unicap Déborah Carneiro, 24 anos, enxerga com bons olhos essa nova proposta que a universidade vem implantando nos últimos meses. Para ela, as mudanças são bastante enriquecedoras para uma formação mais completa.

Leia também:

>> Graduações da Escola Unicap Icam-Tech se transformam com olhar para o futuro

>> Atenta à inovação, Unicap se aprimora com reestruturação administrativa

>> Unicap se consolida na formação de médicos em Pernambuco

"Acho que essa nova organização chegou em tempo porque facilita muito a troca entre os alunos dos cursos, o que, do meu ponto de vista, enriquece bastante toda formação. De modo geral, acho que essa atualização é super benéfica para todos, pois garante que a gente está sempre em contato com os melhores formatos, ferramentas e orientações disponíveis no mundo", reflete.

Parcerias

A Escola de Comunicação da Unicap ainda tem a proposta de buscar novas parcerias no âmbito acadêmico e estreitar ainda mais as relações com empresas no mercado de trabalho. Isso vai significar a ampliação do intercâmbio entre universidades brasileiras e estrangeiras que podem culminar na inovação dos projetos de extensão e atualização curricular dos cursos. Além disso, vai facilitar ainda mais a entrada dos estudantes egressos no mercado.

O aumento da empregabilidade dos alunos já é uma realidade sentida por Aryel Omenah. A estudante ressalta que é perceptível a quantidade de ex-alunos da universidade atuando em grandes empresas de jogos nacionais e internacionais. "A relação da Unicap com o mercado de trabalho em Jogos aqui no Recife é bastante forte porque o curso, nesses 11 anos, já formou bastante gente que trabalha aqui, que fundou empresas do ramo e até pessoas que trabalham em empresas muito grandes lá fora, como a Microsoft e Sony. Empresas como essas sempre abrem vagas de estágio e essa é a nossa porta de entrada", conclui. As inscrições para o vestibular da Unicap devem ser abertas em novembro e mais informações sobre todos os cursos da universidade podem ser obtidas em www.unicap.br.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS