FENÔMENO

Eclipse lunar 'quase total', o mais longo desde 1440, aconteceu nesta sexta-feira (19); veja fotos

Quem estava na América do Norte, algumas regiões da América do Sul, além de partes do nordeste da Ásia, Polinésia e leste da Austrália, puderam admirar o acontecimento

Cadastrado por

AFP

Publicado em 19/11/2021 às 7:19 | Atualizado em 19/11/2021 às 14:36
Eclipse lunar visto de Tóquio, no Japão - Philip FONG / AFP

Na madrugada desta sexta-feira (19), partes do globo puderam admirar um eclipse lunar "quase total". O fenômeno foi o mais longo de seu tipo desde 1440 e, em sua fase mais forte, apresentou cerca de 99,1% da superfície visível da Lua escurecida. Quem estava na América do Norte, algumas regiões da América do Sul, além de partes do nordeste da Ásia, Polinésia e leste da Austrália, puderam admirar o acontecimento.

Veja imagens do Eclipse

Eclipse lunar visto de Taiwan, na Ásia - Sam Yeh / AFP
Eclipse lunar visto de Taiwan, na Ásia - Sam Yeh / AFP
Eclipse lunar visto de Tóquio, no Japão - Philip FONG / AFP
Eclipse Lunar pelas lentes dos internautas - Reprodução/ Twitter @JoshaFernandezG
Eclipse Lunar pelas lentes dos internautas - Reprodução/ Twitter @
Eclipse Lunar pelas lentes dos internautas - Reprodução/ Twitter @polluxonfire
Eclipse Lunar pelas lentes dos internautas - Reprodução/ Twitter @rafamatti

O fenômeno começou por volta das 4h19 (horário de Brasília), quando a lua entrou na sombra da Terra. Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Nosso satélite natural está na sombra da Terra, o que o esconde de vista. Se o alinhamento não for perfeito, o eclipse não é total.

O eclipse deste 19 de novembro teve duração total de 3 horas, 28 minutos e 23 segundos e foi o mais longo desde o de 18 de fevereiro de 1440, que durou 23 segundos a mais. Segundo a NASA, será necessário esperar até 8 de fevereiro de 2669 para testemunhar um eclipse parcial de maior duração (3 horas e 30 minutos).

Um eclipse total é esperado em menos de um ano, em 8 de novembro de 2022, e durará 3 horas e 40 minutos. O espetáculo pode ser visto a olho nu sem nenhum perigo, ao contrário dos eclipses solares. Binóculos, óculos e telescópios permitirão que se aproveite ainda mais, desde que o céu esteja claro o suficiente.

Veja transmissão ao vivo:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS