Há poucas horas do início de 2022 no Brasil, cresce a expectativa para a chegada de um novo ano. No entanto, a virada do calendário não acontece de forma unânime em todo o globo, devido a forma esférica da Terra e o movimento de rotação realizado por ela. Assim, em razão dos fusos horários, algumas partes do planeta já comemoram o réveillon. Confira:
Confira os primeiros a celebrarem o Ano Novo:
Kiribati e Samoa
Localizados no Pacífico Central, os dois países insulares são os primeiros lugares povoados do mundo a se despedirem de 2021. Para se ter uma noção, quando os ponteiros indicarem 0h de 1º de janeiro de 2022 no Kiribati e em Samoa, ainda estaremos nas 8h de 31 de dezembro de 2021 (horário de Brasília), no Brasil. Ou seja, os países celebram o réveillon 16 horas antes de nós.
Curiosamente, Samoa passou a celebrar o Ano Novo tão cedo desde 2011, quando decidiu "pular" o dia 30 de dezembro para se aproximar dos fusos horários da Austrália e da Nova Zelândia, seus maiores parceiros comerciais. Antes disso o país era um dos últimos a sair do ano velho.
Auckland, Nova Zelândia
Já a maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, é a primeira metrópole a inaugurar o novo ano em todo o mundo, apenas uma hora depois de Kiribati e Samoa. Em 2022, a cidade celebrou a chegada do novo ano com o tradicional show de luzes. Este ano, o evento foi nomeado de "Auckland está chamando", em referência a cidade ser um dos primeiros lugares do mundo a virar o calendário.
Leste da Austrália
O leste australiano celebra a chegada de 2021 uma hora após Auckland, ou seja, 10h no horário de Brasília. Este ano, uma queima de fogos menor foi realizada horas antes, às 21h (horário local, em Sydney), antes do show pirotécnico principal.
Dubai, nos Emirados Árabes
A queima de fogos em Dubai aconteceu no arranha-céu Burj Khalifa, considerado o prédio mais alto do mundo.