Nesta quinta-feira (23), em coletiva virtual, a Prefeitura de Caruaru atualizou as medidas de combate ao avanço do coronavírus no município. Na ocasião, a prefeita Raquel Lyra falou sobre o uso obrigatório de máscaras e sobre a data do São João da cidade.
>> Veja o perfil das 100 pessoas recuperadas do coronavírus em Pernambuco
"Publicamos um decreto com as recomendações do uso de máscaras para quem precisar sair de casa. Em determinados estabelecimentos vamos colocar o uso como obrigatório", falou. Segundo ela, o decreto atende os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Em sua fala, Raquel não citou quais seriam os lugares onde o uso da máscara seria obrigatório.
Publicado por Prefeitura de Caruaru em Quinta-feira, 23 de abril de 2020
Sobre o isolamento, ela salientou que a medida adotada não quer dizer que os cidadãos já possam sair de casa livremente. Mas se caso precise sair, que faça isso com o uso de máscaras.
Outro tema debatido foi a indefinição da data do São João de Caruaru. Segundo Raquel, a data será divulgada à imprensa no começo de maio. "Temos algumas premissas e estamos em diálogo permanente aqui na prefeitura para tomar a melhor decisão que dê uma alternativa viável em um momento como esse", explicou.
Diante da situação atual, a prefeita deixou claro que está fazendo o estudo para que festa aconteça. "O São João toca a alma do nosso povo. Não é só um evento ou um momento de fazer girar nossa economia, é, sobretudo, algo que dialoga com a nossa alma e sentimento. Vamos trabalhar isso com maior carinho e cuidado possível", afirmou.
Nesta terça, o município totaliza 90 casos em investigação, 23 diagnósticos confirmados e três óbitos.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.