Recife vai sortear moradores para fazer testes em massa em domicílio do novo coronavírus

A avaliação será feita a partir de visitas domiciliares, realizadas por equipes da pesquisa, que vão fazer a coleta do sangue na casa das pessoas sorteadas
Mayra Cavalcanti
Publicado em 08/06/2020 às 11:34
Pernambuco totaliza quase 50 mil casos do novo coronavírus Foto: JOSUÉ DAMACENA/IOC/FIOCRUZ


A testagem em domicílio do novo coronavírus, que começará a ser feita no Recife ainda em junho, vai ocorrer através do sorteio de casas, por amostragem da população, em diversos bairros da capital. Nesta segunda-feira (8), durante coletiva de imprensa online, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, anunciou que o governo do Estado está planejando um estudo em Pernambuco, do qual o Recife participará de forma inicial, chamada de soroprevalência, para identificar, aproximadamente, quantas pessoas tiveram contato com o novo coronavírus. Na última sexta-feira (5), a gestão municipal confirmou que a cidade começará a coleta em domicílio.

De acordo com Jailson, a avaliação será feita a partir de visitas domiciliares, realizadas por equipes da pesquisa, que vão fazer a coleta do sangue na casa das pessoas sorteadas. Em seguida, o sangue será levado para um laboratório, para que seja feita a análise, para identificar se a pessoa tem anticorpos contra o novo coronavírus. Atualmente existem dois tipos de exames para a covid-19, sendo um deles o RT-PCR, em que é procurada uma partícula do vírus em uma amostra, que é coletada com um swab (cotonete), utilizado para fins diagnósticos. O outro tipo é o sorológico, que busca no sangue do paciente a presença de anticorpos (imunidade) contra a doença.

"(O estudo será feito) Para que a gente possa pensar em medidas para toda a população, qual a porcentagem de recifenses que já tiveram contato com o novo coronavírus, para que possamos também saber quantas pessoas estão ainda suscetíveis a essa doença", explicou o secretário. A pesquisa por soroprevalência serve para identificar quantas pessoas de uma determinada população apresentam o anticorpo para um vírus (neste caso), sendo útil para avaliar dados como a distribuição geográfica de uma determinada doença.

Na última sexta-feira (5), a prefeitura do Recife anunciou que a gestão está "fazendo as preparações finais" para dar início ao projeto. A gestão ainda não divulgou a data para iniciar a coleta em domicílio. Na capital pernambucana, atualmente, a testagem é feita em profissionais de saúde e de segurança, além dos contatos domiciliares deles. Esta testagem é realizada por meio de um agendamento, em quatro unidades. Os exames também são feitos nos centros sentinelas, que são unidades de saúde que fazem coletas amostrais. Recentemente, a testagem passou a ser realizada em cuidados de idosos e recém-nascidos filhos de mães com covid-19.

Meta agora é reduzir taxa de ocupação em leitos de UTI

Após Pernambuco ter zerado a fila de espera por leitos de UTI, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, declarou que a meta agora é reduzir a taxa de ocupação das vagas de unidade de terapia intensiva, que chega a 96% no Estado. Nesta segunda-feira (8), também durante a coletiva, o prefeito Geraldo Julio anunciou a abertura de 16 novas vagas de UTI no Hospital da Mulher do Recife, que fica na Zona Oeste, que agora passa a ter 196 vagas para pacientes com o novo coronavírus, sendo 150 de enfermaria. Com os novos leitos, a capital chega a 228 leitos de UTI abertos, dos 334 prometidos e construídos. Ao todo, são 880 leitos ativos nos hospitais de campanha.

"Para que o Recife esteja preparado para eventuais ondas de aumento de crescimento de casos, é absolutamente fundamental gerar novos leitos, para que a gente trabalhe com uma margem de segurança. O próximo passo é baixar essa taxa de ocupação de leitos de UTI", comentou o secretário. A abertura das 16 vagas no Recife se deu após a chegada de 25 ventiladores pulmonares, ocorrida no último sábado (6), adquiridos da empresa Magnamed, de São Paulo. Cada um custou R$ 59 mil, e, segundo a prefeitura, são homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na semana passada, a gestão havia recebido uma outra encomenda com 87 respiradores, vindos da Turquia. Segundo Jailson, a capital ainda aguarda a chegada de 106 respiradores, que já foram comprados, para abrir o total de leitos de UTI prometidos pela gestão. A chegada dos aparelhos acontece paralelamente às investigações envolvendo a compra de 500 respiradores da microempresa Juvanete Barreto Freire, que incluíram o cumprimento de mandados de busca e apreensão pela Polícia Federal na prefeitura e na casa do secretário de Saúde do Recife.

Na última quarta (3), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Neves, relator das contas da Secretaria de Saúde do Recife, autorizou a abertura de uma auditoria especial para aprofundar a fiscalização e o detalhamento dos fatos relacionados às dispensas de licitação realizadas pela prefeitura visando a "aquisição de material médico hospitalar (ventilador pulmonar adulto e pediátrico)". O pedido de abertura de auditoria especial foi feito pela equipe técnica do TCE, que desde o dia 27 de abril vem trabalhando na apuração e análise das contratações e gastos da prefeitura.

Na terça (2), o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco e a Polícia Federal (PF) solicitaram, por meio de um ofício, a colaboração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apurar as supostas irregularidades no contrato. Os órgãos querem saber da Anvisa se as empresas Juvanete Barreto Freire, Bioex Equipamentos Médicos e Odontológicos (responsável pela fabricação dos respiradores) e BRMD Produtos Cirúrgicos possuem certificação, homologação ou autorização para fornecimento de ventiladores.

Divulgação de dados sobre o coronavírus

Depois da mudança feita no boletim do coronavírus divulgado pelo Ministério da Saúde, que deixou de informar o total de mortes e casos, Jailson explicou que, no Recife, os dados são notificados e enviados para o Governo do Estado, que repassa as informações para o Ministério. O secretário explica que os casos suspeitos são notificados por profissionais de saúde em dois sistemas, sendo um para casos leves e outros para os mais graves. Esses dados são complementados com os resultados dos exames laboratoriais realizados e, desta forma, os números são encaminhados para o Ministério.

TAGS
pernambuco coronavírus covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory