O que fazer no feriadão de 7 de setembro no Grande Recife?

A abertura de mais atividades traz mais opções de lazer, no entanto, os cuidados e protocolos não estão suspensos e precisam ser respeitados; veja o que fazer
Manuela Figuerêdo
Publicado em 04/09/2020 às 10:50
Praia de Boa Viagem. Primeiro dia de liberação para funcionamento de barraqueiros de praia em Pernambuco. Orla marítima. Foto: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM


O feriadão do Dia da Independência do Brasil, comemorado nesta segunda-feira (7), está se aproximando. No entanto, apesar de existir a abertura de um maior número de atividades, ele não poderá ser comemorado como nos outros anos. Além da suspensão de desfiles cívicos que acontecem por causa da data , as atividades de lazer que estão permitidas no Grande Recife, região que se encontra na etapa 8 do Plano de Convivência com a covid-19, devem ser realizadas com cautela para evitar a propagação do coronavírus.

O distanciamento social, a limpeza constante das mãos e o uso de máscara obrigatório - pelo Estado -, por exemplo, são medidas sanitárias importantes para garantir a segurança das pessoas tanto em espaços abertos e como fechados. É isso que reforça a infectologista Vera Magalhães. “Embora a transmissão tenha arrefecido, o vírus continua circulando entre nós, então essas medidas continuam valendo para todas as pessoas, grupo de risco ou não”, enfatiza. Seguindo esses cuidados básicos, vale saber o que está liberado para fazer durante o feriadão.

Ir à praia

Apesar do banho de mar já está liberado no litoral Pernambucano há mais tempo, a retomada do comércio de praia e dos barraqueiros é recente, ocorrida no dia 31 de agosto. A conquista das categorias se deu após uma série de protestos e reivindicações, que levaram o Governo do Estado a antecipar a volta para a etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19. Então quem quiser ir na praia e sentar-se na cadeira para admirar o mar e beber uma água de côco gelada já pode, portanto que respeite os protocolos.

O uso de máscaras, para funcionários e clientes é obrigatório, assim como o distanciamento mínimo de 1,5m entre as barracas. Além disso, cada "box" só poderá comportar até 10 clientes de um mesmo grupo, e deverá ser disponibilizado pelos comerciantes álcool 70% para higienização das mãos. Os comerciantes devem, inclusive, oferecer talheres, pratos, copos e utensílios devidamente higienizados e preferencialmente em embalagens individuais ou descartáveis.

Ao ir a praia, a infectologista reforça um cuidado que muitas vezes não é respeitado: evitar aglomerações. “Se você perceber que tem gente demais, não vale a pena ir”, comenta. Ainda, faz uma orientação inusitada: se possível, usar máscara até para entrar no mar. Embora seja autorizado a entrada sem a proteção, a médica defende a utilização. “Mesmo ela estando molhada e até sendo de pano, ainda é capaz de barrar grandes gotículas e proteger a pessoa. Claro que não vai ser tão eficiente como ela seca, mas por ser uma ambiente aberto, ainda compensa”, explica.

Como o retorno do comércio nas praias é recente, o feriado de 7 de setembro também será palco de ações de conscientização para os cuidados da atividade em um dia que deverá ter mais pessoas “feriando”. A Prefeitura do Ipojuca, por exemplo, realizará às 9h uma ação de conscientização junto aos turistas, frequentadores e trabalhadores das praias de Porto de Galinhas e Muro Alto, locais que são “cartões postais” de Pernambuco.

A expectativa de um volume maior de pessoas na orla de Boa Viagem também é esperada pela Prefeitura do Recife, que está realizando uma operação, desde o primeiro dia de aberutura, para orientar banhistas e comerciantes cadastrados em relação ao cumprimento dos protocolos de convivência com a covid-19 e deverá durar até o feriado. Além da fiscalização, tem acontecido a distribuição de máscaras para os frequentadores da praia.

Na praia de Jaboatão, no sábado (6), haverá distribuição de pulseirinhas de identificação entre as crianças com nome e contato dos pais ou responsáveis, além de entrega de sacolinhas de lixo aos comerciantes e banhistas. 

Exercícios físicos e academias

Para quem quiser ser saudável, os exercícios físicos individuais em parques e nos calçadões já estão liberados, desde que sejam feitos com máscaras e respeitando o distanciando social entre as pessoas. A infectologista Vera Magalhães reforça a importância dessa distância: “Quando se está caminhando e principalmente correndo, o alcance das partículas é maior e por isso a distância precisa ser ampliada”, reforça.

No Recife, a Prefeitura anunciou a liberação de práticas como futevôlei, vôlei de praia, beach tennis e aulas em grupo com profissionais de Educação Física, além do uso das pistas de BMX. Ainda, as aulas de Educação Física em grupo, como assessorias de corrida e treinamento funcional nos espaços públicos, podem ter até 10 alunos por professor e o uso de implementos como colchonetes, cordas e kettlebell passa a ser liberado. 

As academias de ginásticas privadas estão reabertas e possuem algumas regras para funcionamento além do obrigatório uso de máscara, como: limitar a quantidade de alunos que entra na academia; delimitar com fita o espaço em que cada aluno deve ser exercitar; utilizar apenas 50% dos aparelhos de cardio; estabelecer distância mínima de 2 metros entre os aparelhos de musculação e disponibilizar recipiente com álcool em gel a 70% para higienização das mãos.

Já as academias da cidade, foram abertas mais recentemente. Na capital pernambucana, a reabertura segue protocolos sanitários para se evitar a propagação do coronavírus, como as restrições de horário. As academias funcionam das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 10h aos sábados, com professor e estagiário. Serão permitidos 18 alunos por aula, sendo um por máquina.

Em Olinda, que também liberou as academias de bairro, as aulas têm horário fixo de quarenta minutos de duração em três turnos: manhã, tarde e noite. É fornecido álcool em gel 70% para higienização das mãos de todos as pessoas envolvidos nas atividades e os alunos precisam obedecer a ocupação simultânea de um aluno a cada 10m².

Bares e restaurantes

Quem quiser aproveitar para fazer uma “comer fora” e escutar uma boa música nesses dias de descanso também pode. As apresentações musicais nos bares, restaurantes e lanchonetes em Pernambuco estão liberadas na Região Metropolitana do Recife. Os artistas podem se apresentar até as 22h, horário limite de funcionamento dos estabelecimentos. Os clientes, no entanto, precisam apreciar as músicas de suas mesas, que inclusive também devem ter uma distância de 1,5m entre elas.

As mesas, ainda, devem respeitar um limite máximo de 10 pessoas. Enquanto estiverem sentados, os clientes podem tirar as máscaras, mas sempre que forem circular pelo o estabelecimento, como ir ao banheiro, precisam colocá-las. Deve ser disponibilizado a funcionários e clientes, em todos os pontos de entrada e de atendimento, álcool 70% para higienização das mãos. O funcionários devem limpar e higienizar mesas, cadeiras, superfícies de comer, como bandejas, após o uso de cada cliente.

Comércio e compras

Para aqueles que quiserem aproveitar e fazer compras até mesmo no dia 7 de setembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que as lojas do Centro e bairros do Recife terão abertura facultativa, das 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho. Os Shoppings Centers irão funcionar com horário diferenciado.

>>Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco no feriado de 7 de Setembro

Em ambientes fechados, o cuidado deve ser redobrado. “ O afastamento deve ser ainda maior, pelo menos de 4 a até 8 metros de distância. Locais fechados são considerados lugares não ventilados e isso permite que o contágio aconteça com mais facilidade quando alguém tosse, espirra ou até fala. Crianças, que muitas vezes não usam máscaras, podem colaborador nisso. Como não há ventilação para dispersar, as gotículas podem se manter em suspensão por mais tempo”, explica a infectologista.

Como medidas de seguranças, todos os centros de compras devem disponibilizar em todos os acessos de clientes álcool 70% para limpeza das mãos e as lojas devem limitar a quantidade de pessoas dentro dos espaços para um cliente a cada 10m². As praças de alimentação também podem funcionar, seguindo os protocolos específicos do setor de alimentação, no entanto, cinemas e praças de diversão continuam suspensas.

Veja horários

Riomar Shopping

As lojasdo Riomar, na Zona Sul do Recife, vão funcionar das 12h às 21h no feriado. Serviços de alimentação se estendem até as 22h.

Shopping Recife

Na segunda, o Shopping Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, vai funcionar das 12h às 21h para todas as atividades comerciais.

Shopping Tacaruna

O Tacaruna, na área central do Recife, abrirá das 12h às 20h. Lojas âncoras, megalojas e praça de alimentação e serviços poderão abrir mais cedo, às 10h, de forma facultativa.

Patteo Olinda Shopping

Em Olinda, o mall seguirá as operações em horário normal na segunda, das 10h às 22h.

Paulista North Way Shopping

O shopping, localizado no município do Paulista, no Grande Recife, vai manter o horário normal ao longo do feriado, de sexta-feira (4) a segunda (7), abrindo às 9h e fechando às 21h.

Shopping Plaza Casa Forte

Na Zona Norte do Recife, o mall funcionará em horário reduzido na segunda-feira, das 12h às 21h. O centro de compras estará em liquidação, com a “Semana do Brasil”, oferecendo descontos de até 50%.

Shopping Boa Vista

No Centro do Recife, o Boa Vista abrirá mais tarde e fechará mais cedo na segunda (7), com funcionamento das 11h às 19h.

Camará Shopping

O Camará, em Camaragibe, vai operar em horário especial: a praça de alimentação vai funcionar das 12h às 22h. As lojas vão abrir das 13h às 21h. A Caixa Econômica Federal, a lotérica e o cartório ficarão fechados.

Shopping Guararapes

Localizado em Jaboatão dos Guararapes, todas as operações do centro de compras funcionarão das 10h às 22h.

Shopping Costa Dourada

No Cabo de Santo Agostinho, o Costa Dourada também terá horários diferenciados. O supermercado Arco-Vita, a Farmácia e os caixas eletrônicos 24h vão operar das 8h às 20h. As demais lojas, praças e quiosques de alimentação funcionam das 12h às 20h. O Detran, a casa lotérica, o cinema e a PlayToy estarão fechados.

Skates, patins, patinetes e bicicletas

As cidades do Grande Recife já autorizaram a prática de skates, patinetes e patins nas praças e parques há alguns meses, desde que sejam feitos também individualmente e com máscara. Da mesma forma, nas cidades em que existem ciclofaixas como Jaboatão, Recife, Olinda e Ipojuca, é permitido andar de bicicleta nas orlas e nas ciclofaixas.

Na capital pernambucana, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, montada aos domingos e feriados, estará aberta em dois dias seguidos devido ao 7 de setembro, das 7h às 16h. As faixas, que são montadas apenas aos domingos, foram interligadas. Desde que retornaram após as suspensão, contam com algumas novidades.

A rota Oeste oferece duas opções de roteiros aos ciclistas: uma seguindo por Afogados e outra levando até a Avenida Antônio Falcão, culminando na Avenida Boa Viagem. Já a rota Norte, que sai do Parque da Jaqueira, ganhou um trecho passando pelo Mercado da Encruzilhada, interligando os percursos exclusivos para bicicletas na região. A rota Sul permanece sem alterações.

Outro destaque é a ciclofaixa de 9,5km na cidade de Jaboatão dos Guararapes. A partir do dia 6 de setembro passará a funcionar e poderá ser aproveitada tanto no domingo como no feriado desta segunda. O equipamento irá ligar os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, das 7h às 16h.

Uma orientação que a infectologista Vera destaca para as atividades em que existe o contato com outras superfícies é o uso do álcool em gel ou de solução com água e sabão para higienização das mãos e dos patinetes, skates ou bicicletas, principalmente as que são compartilhadas, como a Bike PE. “Como álcool em gel é menos acessível, recomendo levar sempre uma solução de ao menos 250ml de detergente com água. Com poucas gotas de detergente já é possível garantir a limpeza”, explica.





TAGS
pernambuco grande recife lazer coronavirus covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory