O São João 2021 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que já não ocorreu em 2020, poderá ser cancelado em 2021. A decisão ainda não foi tomada, já que depende de variáveis como a disponibilidade de vacinas contra a covid-19 e a situação da pandemia no meio deste ano. Na última edição, em 2019, o evento reuniu mais de 3,2 milhões de pessoas.
>> Prefeitura de Caruaru abre seleção com 374 vagas para profissionais de saúde
>> São João de Caruaru 2020: Prefeitura lança plataforma solidária online
O presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), Rubens Júnior, afirmou em entrevista à Rádio Jornal Interior, nesta terça-feira (12), que a possibilidade de cancelamento está sendo discutida. “Possivelmente nós não vamos ter São João. A cada dia que se passa eu me preocupo mais. Apesar de estar aqui, preparando o São João, a probabilidade de que ele seja realizado é muito pequena”, afirmou.
- Formato tradicional do São João de Caruaru é cancelado, e prefeitura discute transmissão via internet
- Sem festa tradicional por causa do coronavírus, Caruaru comemora 163 anos com arrecadação de doações
- Pandemia do novo coronavírus afeta quadrilheiros e trabalhadores no São João
- Em Pernambuco, São João terá menos comida de milho na mesa este ano
Ainda sem data certa para o início da imunização no Brasil, a demora no cumprimento das etapas do cronograma de vacinação da população deve ser um dos fatores que devem ocasionar o cancelamento do “Maior e Melhor São João do Mundo". A dificuldade no cumprimento dos protocolos de higiene e segurança em meio às grandes aglomerações também está sendo considerado.
“Vamos esperar um pouco mais até que a gente possa tomar uma decisão, se pode ou se não pode”, disse Rubens.
Outro fator que pode impedir a realização do São João de Caruaru é o decreto que prorroga o estado de calamidade pública em Pernambuco, que foi estendido pelo Governo do Estado até o dia 30 de junho de 2020.
Carnaval
A possibilidade de realização de festas carnavalescas, neste ano, foi descartada pelo presidente da FCTC. "Realmente, não vai acontecer carnaval. Há uma determinação do Governo do Estado de que nenhuma festa, pública ou privada, pode acontecer relativa ao período carnavalesco. Nem na rua, em clubes e em lugar outro nenhum. As festas estão proibidas", enfatizou.
Escute a entrevista completa
Listen to Entrevista com Rubens Júnior, Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru byRádio Jornal Interior on hearthis.at