Durante uma ação de imunização de idosos acamados em Paulista, no Grande Recife, realizada com o apoio do Detran, uma idosa com 81 anos recebeu a vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira (5). Apesar de não estar na faixa etária atual da campanha, que tem como objetivo vacinar idosos com 85 anos ou mais, a idosa foi vacinada pelos agentes de saúde da Prefeitura de Paulista, que estavam com doses do imunizante prestes a vencer.
- Pernambuco registra nesta sexta (5) mais 1.487 casos e 22 mortes por covid-19
- Sputnik V e Covaxin: Ministério da Saúde negocia aquisição de 30 milhões de doses das vacinas
Inicialmente, a reportagem da TV Jornal recebeu a informação de que havia doses da vacina sobrando, e por isto ela teria sido vacinada. Porém, a Prefeitura de Paulista explicou a situação. Por meio de nota, a gestão municipal afirmou que as vacinas do lote precisavam ser utilizadas o mais rápido possível, já que estavam prestes a perder a validade, o que possibilitou a vacinação da idosa com 81 anos.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que a logística de vacinação dos idosos acima de 85 anos cabe ao município e deve ser feita de uma forma que evite o desperdício. A SES-PE destacou que cada frasco contém dez doses da vacina. Depois de aberto, o imunizante é válido por apenas seis horas. Em situações excepcionais, o comitê técnico estadual recomenda que as doses restantes sejam utilizadas em pessoas que fazem parte de algum dos grupos prioritários, como os idosos acamados.