Com informações do repórter Mário Oliveira, da TV Jornal
A dona de um restaurante localizado no bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife, tem diversos motivos para se queixar da segurança na área. Segundo ela, o estabelecimento foi alvo de bandidos por três vezes apenas neste fim de semana. A última tentativa ocorreu nesse domingo (21).
Imagens de um circuito de segurança de um dos prédios que ficam no entorno do estabelecimento flagrou o momento em que o suspeito vai em direção ao restaurante. Dessa vez, a ação não teria sido concretizada por causa de um alarme que disparou.
De acordo com a dona do estabelecimento, alguns objetos foram levados do local nas ações anteriores, causando um prejuízo de R$ 5 mil. Com medo de se identificar, a mulher revela que os crimes costumam acontecer pela madrugada. "No primeiro dia, eles vieram e levaram uma máquina que as crianças brincam. No outro dia, levaram a máquina de café e o som. Domingo, aconteceu novamente", afirma a dona do estabelecimento. Com receio da violência, ela decidiu instalar um sistema de segurança privado. "Não tem segurança nenhuma, não vemos a Polícia passando. Já tem 27 anos que temos esse restaurante e isso nunca havia acontecido, mas agora está tendo assalto direto", completa a dona do restaurante.
Quem mora no local, também reclama da falta de policiamento na área. "Está muito difícil, o índice de assaltos cresceu bastante e não vejo policiamento ostensivo aqui", desabafa o estudante Marcos Paulo. A violência também tem mudado a rotina do personal trainer Vitor Hugo. "A gente entra no carro já olhando para os lados, com rapidez, porque o medo da criminalidade é grande", comentou.
- Suspeito de furtar itens do Santuário Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, é liberado pela justiça
- Onda de assaltos traz insegurança para moradores de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife
- Homem é preso no Recife suspeito de importunação sexual contra jovem em hostel
- Festa clandestina em bar termina com dois homens mortos, em São Lourenço da Mata
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o policiamento na área deverá ser reforçado. O órgão também esclareceu que o "policiamento ostensivo no bairro é realizado pelo 13º BPM através de Guarnições Táticas, que efetuam rondas ostensivas com abordagens. O local conta ainda com o apoio do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). O número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no bairro apresenta redução de 19% neste mês de fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado. A unidade realizou ainda neste mês, na área de Rosarinho, uma prisão por lesão corporal doméstica, duas prisões por furto de fio, uma prisão por furto em residência e uma prisão por roubo de celular".
A PM destacou ainda a importância de ligar para o 190, no momento da ocorrência ou prestar uma queixa, posteriormente, na Delegacia de Polícia Civil. O objetivo é viabilizar ajustes na estratégia de segurança.