Com informações do repórter Matheus Rocha, da TV Jornal
Comerciantes e pescadores que trabalham na praia de Conceição, no município de Paulista, no Grande Recife, estão sofrendo com o mau cheiro no local causado pelo esgoto que é despejado de forma irregular na areia da praia. De acordo com uma das trabalhadoras da área, a situação que persiste há pelo menos 20 anos, é causada por um canal que passa por um condomínio do local.
O cozinheiro Antônio Joaquim, que trabalha na área, comenta o caso. "É um mau cheiro muito grande. Quando o bar está lotado, ele abre [o esgoto], os clientes sentem o cheiro e até saem do mar e vão embora. O mau cheiro vem com fezes, com tudo", desabafa.
O pescador Daniel Santana, que tira o sustento da praia, também reclama da situação. "Esse esgoto aqui prejudica muito a gente. Principalmente com a questão dos peixes aqui, que são afastados por causa da poluição. Dava sardinha constantemente, mas agora com esse esgoto ela vai sumindo", afirmou.
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) esteve no local para verificar a situação. Um condomínio situado na orla marítima do município de Paulista foi intimado a fornecer os manifestos de limpeza das fossas que fazem o tratamento dos efluentes produzidos pelo condomínio. De acordo com a CPRH, a medida tem o objetivo de identificar e solucionar o problema de lançamento de água suja na areia da praia da Conceição.
O diretor de controle da CPRH, Eduardo Euvino, informou que, apesar do canal passar pelo condomínio, o esgoto lançado na praia não vem do local. "Existe um canal que faz a coleta de toda a região, com ligações clandestinas, e o esgoto é trazido para esse ponto. Ele fica adormecido dentro da área do canal e quando há chuvas ele acaba saindo e trazendo esse material todo que caí aqui na praia", explica.
De acordo com o diretor, não é possível apontar o responsável pela situação. "Não temos como dizer que é o município culpado ou o Governo de Pernambuco. Mas eles precisam agir para resolver o problema de esgoto", comentou Eduardo.
Por meio de nota, a Prefeitura de Paulista informou que lavrou um termo de notificação solicitando os projetos de um condomínio, assim como as exigências de funcionamento de acordo com a legislação vigente em um prazo de dois dias.
- Mais de 90 Tartarugas-de-pente nascem na Praia de Conceição, em Paulista, no Grande Recife
- Vazamento de esgoto afasta turistas da praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife
- Barraqueiros tentam contornar estragos causados por vazamento de esgoto na praia de Porto de Galinhas, no Grande Recife
- Tartaruga-de-pente desova na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes