atualizada às 20h22
Tripulantes de dois navios que atracaram nos portos do Recife e Suape, no município de Ipojuca, Região Metropolitana, testaram positivo para covid-19. Segundo informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta quarta-feira (24), as duas embarcações, uma de bandeira das Ilhas Marshall e outra do Panamá, chegaram à costa pernambucana no último dia 19 de março. No total, 12 pessoas receberam diagnóstico da doença.
- Após morte de tripulante com suspeita de covid-19, navio de bandeira vietnamita fica retido no Porto de Suape
- Com resultado negativo para covid-19 em todos os tripulantes, navio retido no Porto de Suape é liberado
- Interrupção de cruzeiro por covid-19 mostra fragilidade das viagens de navio
- Navio com 11 infectados pela covid-19 está atracado no Porto de Suape
O primeiro caso foi de um navio com bandeira das Ilhas Marshall. O Federal ST Laurent saiu de São Petersburgo, na Rússia, e tinha como destino o Porto de Parananguá, no Paraná. No entanto, segundo a Anvisa, um tripulante que apresentou sintomas da covid-19 precisou desembarcar no Porto do Recife. Ele foi levado de lancha até a costa, e em seguida a embarcação atracou em Suape. Após chegar na capital, o tripulante testou positivo, e todas as 21 pessoas que estavam no navio foram submetidas ao exame para detectar a doença. Dez confirmaram estar contaminados.
Por orientação da Anvisa, o navio foi desinfectado e toda a tripulação substituída. A embarcação permanece em Suape, e os substituídos encaminhados para cumprir quarentena, que iniciou nesta quarta-feira (24), em um hotel da capital pernambucana.
- Com 2.738 casos confirmados de covid-19, Pernambuco bate recorde de registro diário de infectados desde início da pandemia
- Índia detecta nova variante da covid-19; França e Bélgica ampliam restrições
- Especialistas explicam as diferenças entre os tipos de testes da covid-19
- Ministério da Saúde muda sistema sobre mortes por covid, diz governo de SP
- Brasil chega aos 300 mil mortos pela covid-19 com colapso hospitalar
A segunda embarcação foi de bandeira panamenha. Com 17 tripulantes, o navio Kempton, que seguia para Bahia Blanca, na Argentina, chegou ao Porto do Recife após um dos integrantes apresentar suspeita do coronavírus. Ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, no domingo (21), transferido para o Hospital Provisório do Recife. O resultado do exame do tripulante deu negativo, no entanto, uma segunda pessoa apresentou RT-PCR positivo.
A agência também determinou quarentena de 14 dias, iniciada no dia 19, de todos os tripulantes na embarcação. Segundo informou o Porto do Recife, o Kempton está no cais 00 do ancoradouro recifense, e apenas os agentes da Anvisa possuem autorização para entrar na embarcação.