Uma arena society localizada no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi interditada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) na noite dessa quarta-feira (7). No local, além de estar sendo realizada uma partida de futebol, havia aglomeração de pessoas na arquibancada.
Além da interdição, a arena será multada por descumprir o decreto do Governo do Estado, que tem como objetivo combater a pandemia da covid-19. Segundo as regras do governo estadual, apenas jogos de futebol profissional podem ser realizados.
Os profissionais do Proncon-PE chegaram até a Arena Society IV 10 após denúncias de consumidores. Durante a fiscalização, cerca de 80 pessoas, entre elas crianças, estavam assistindo ao jogo e algumas não utilizavam máscara de proteção. A partida foi encerrada e o público retirado do estabelecimento.
“É inadmissível que diante deste cenário as pessoas ainda insistam com atos irresponsáveis como este. A população também precisa colaborar ou demoraremos ainda mais para superar tudo isso”, disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Neste mês de abril o Procon-PE fiscalizou 126 estabelecimentos, resultando em sete autuados e quatro interditados. Participam das fiscalizações a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Agência Vigilância Sanitária de Pernambucana (Apevisa).
- Procon multa Apple em R$ 10 milhões por vender iPhone sem carregador
- Procon suspende três festas na noite do sábado no Grande Recife e interdita uma casa de bronzeamento em Jaboatão
- Procon-PE interdita seis estabelecimentos em dez dias de quarentena mais rígida
- Procon-PE encontra diferença de preços de até 413% em produtos da Páscoa
- Procon Recife antecipa três meses de audiências de conciliação
Outra arena interditada em Jaboatão
Em março, uma outra arena society foi interditada pelo Procon-PE em Jaboatão dos Guararapes. Na Arena Tsunami, que fica no bairro Zumbi do Pacheco, a proibição de funcionamento também aconteceu porque o local promovia um jogo de futebol denominado como "Desafio 1 para 1", e contava com um público de mais de 200 pessoas. Na ocasião, quatro delas foram levadas para a Delegacia de Prazeres.
Quando o Procon chegou na Arena Tsunami, os portões do local estavam fechados e as luzes foram desligadas. No entanto, quando o órgão conseguiu entrar no ambiente, muitas pessoas fugiram por um portão nos fundos do estabelecimento. Porém, apesar da fuga de alguns, a polícia conseguiu deter 84 pessoas; muitas delas estavam sem máscara. O público presente no local, aliás, contava com adultos, crianças e adolescentes, e as pessoas que estavam na arena confirmaram que mais de 200 estavam no ambiente.