Covid-19

Entenda o que muda após prorrogação de restrições em Pernambuco e veja cidades que serão incluídas

35 municípios do sertão de Pernambuco vão enfrentar as mesmas restrições da Região Metropolitana e alguns municípios da Zona da Mata nos próximos dois finais de semana

Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 03/06/2021 às 8:41 | Atualizado em 06/06/2021 às 22:08
Comércio no bairro de São José, Centro do Recife - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Com o anúncio nessa quarta-feira (2) da prorrogação das medidas restritivas para as atividades econômicas e sociais em Pernambuco devido aos altos números da pandemia da covid-19 no Estado, as restrições na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste, que iriam acabar em 6 de junho, agora vão até o 13 de junho. O novo decreto (nº 50.778) com a prorrogação foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco desta quinta-feira (3). 

Além disso, os 35 municípios da 3ª macrorregião, que contempla as VI, X e XI Gerências Regionais de Saúde, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão, respectivamente, também enfrentarão quarentena mais rígida nos próximos dois finais de semana (5 e 6 de junho e 12 e 13 de junho). Para esses municípios, valem as mesmas medidas vigentes na RMR e municípios da Zona da Mata. 

Na 1ª macrorregião - que abrange RMR e algumas cidades na Zona da Mata - foi acrescido mais um final de semana (12 e 13 de junho), além do que está por vir (5 e 6 de junho), em que as atividades econômicas e sociais não poderão funcionar.  

A exceção é para as atividades chamadas de "permitidas", como supermercados, padarias, mercadinhos, postos de gasolina e farmácias. Os restaurantes só poderão atuar no esquema de delivery. O comércio nas praias também segue proibido nesses dias.

Seguem em quarentena rígida os 53 municípios da região do Agreste, que compõem a 4ª e a 5ª Geres, com sede em Caruaru e Garanhuns, respectivamente, e outras 12 cidades da Zona da Mata, da 2ª Geres, com sede em Limoeiro. Nessa região, continua proibido até o dia 13 de junho o funcionamento de estabelecimentos e atividades econômicas e sociais de forma presencial, também com exceção para atividades permitidas. 

Na 4ª Macrorregião, no Sertão, que inclui o Vale do São Francisco e o Sertão do Araripipe, as atividades em geral continuam funcionando de segunda a sexta-feira até as 20h e nos finais de semana até as 18h.

Veja as cidades que enfrentarão novas restrições

As medidas serão as mesmas já aplicadas na RMR e municípios da Zona da Mata

VI Geres (13 municípios)

Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa. 

X Geres (12 municípios)

Afogados da Ingazeira (sede), Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama.

XI Geres (10 municípios)

Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada (sede) e Triunfo.  

Veja ponto a ponto como estão as restrições em Pernambuco até 13 de junho

Praias e calçadões

Segundo o decreto, praias marítimas e fluviais, inclusive os calçadões, não poderão funcionar nos sábados, domingos no Grande Recife, na Zona da Mata e agora em 35 cidades do Sertão (3ª macrorregião) No Agreste, a restrição ocorre durante todos os dias.

Parques e ciclofaixas

Equipamentos como parques e ciclofaixas destinadas a atividades de lazer ou recreativas não poderão funcionar durante todos os dias no Agreste. Já no Grande Recife, Zona da Mata e a 3ª macrorregião, a proibição restringe-se aos sábados e domingos. As ciclovias, como a da Avenida Boa Viagem, ou ciclofaixas permanentes estão permitidas normalmente.

Igrejas e tempos religiosos

Igrejas e templos religiosos do Agreste de Pernambuco podem ficar abertos, nos finais de semana inclusive, apenas para a realização de atividades administrativas, serviços sociais e celebrações religiosas apenas de forma virtual, sem público. No Grande Recife e Zona da Mata, o funcionamento segue liberado de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h. Nos sábados e domingos, o locais de culto na RMR, Zona da Mata e 3ª Macrorregião não podem receber público.

Nas demais cidades do Sertão do Estado, as regras para funcionamento nos dias de semana são as mesmas do Grande Recife. Nos finais de semana, as igrejas e templos sertanejos podem funcionar das 5h às 18h.

O que está liberado nos finais de semana na RMR, Zona da Mata e 35 municípios do Sertão

O que está proibido nos finais de semana na RMR e Zona da Mata e 35 municípios do Sertão

O que está liberado em cidades da 2ª, 4ª e 5ª Geres (Agreste e 12 municípios da Zona da Mata)

O que está proibido em cidades da 2ª, 4ª e 5ª Geres (Agreste e 12 municípios da Zona da Mata)

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS