A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, abriu um cadastro para a aplicação das doses remanescentes da vacina contra a covid-19, conhecida como a "xepa da vacina". Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos poderá se inscrever na fila de espera, no site da prefeitura.
A "xepa" trata-se das doses que sobram após a abertura do frasco da vacina e que podem ser aplicadas em pessoas fora dos grupos que têm direito atualmente. Isto ocorre depois de encerrado o horário regular para a aplicação do imunizante, para que não haja desperdício. Em cidades como São Paulo, Goiás e Belo Horizonte, já é adotado um cadastro desta natureza.
- Prefeitura de Fortaleza diz que mulher de Safadão, Thyane Dantas, não poderia ter tomado 'dose da xepa' antes das 17h
- Vereador pede que população do Recife não tenha ''preconceito'' de receber a 'xepa' da vacina contra a covid-19
- Vereador do Recife quer cadastro da fila para receber a 'xepa' da vacina contra a covid-19
A vacina contra a covid-19 tem uma validade pequena após ter seu frasco aberto e, portanto, o recomendado é que todas as doses sejam aplicadas o mais rápido possível. A validade da Janssen (Johnson & Johnson) e da Pfizer é de seis horas; a da Coronavac/Butantan é de oito horas.
No caso da Astrazeneca, caso o frasco esteja sob refrigeração (2ºC a 8ºC), a validade é de 48 horas, mas se estiver em temperatura ambiente, é de apenas seis horas. Os frascos da Astrazeneca e CoronaVac possuem 10 doses; da Pfizer, seis doses e da Janssen, cinco doses.
- Segunda onda de mortes por covid-19 abriu "janela de oportunidades" para corretores de vacina no Ministério da Saúde
- CPI da Covid: Mensagens citam suposta participação de Michelle Bolsonaro no caso das vacinas superfaturadas
- Procuradoria abre apuração sobre denúncia de propina em compra de vacina
- Casal diz que foi impedido de se vacinar usando camisa contra Bolsonaro
- Pfizer pede inclusão em bula da indicação de vacina para crianças
Aplicação
A Secretaria de Saúde de Petrolina informa que as doses da "xepa" serão aplicadas em um horário próximo ao final do expediente ou da validade das doses. Anteriormente, de acordo com a prefeitura, as doses da vacina que sobravam estavam sendo aplicadas nas pessoas acamadas, mas a grande maioria desse público já foi vacinada.
"No final do dia vamos acessar os dados e entrar em contato com as pessoas cadastradas através do número de telefone e informar o local e o período que ela tem para comparecer para receber a dose", afirmou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
Ao comparecer ao local de vacinação, a pessoa que estiver na lista de espera deve apresentar um documento de identidade com foto, Cartão SUS ou CPF e um comprovante de residência.