Uma reunião, nesta quinta-feira (07), discutiu medidas para evitar novos incidentes com tubarão nas praias do litoral pernambucano. Além de representantes do município de Jaboatão dos Guararapes, onde dois banhistas foram mordidos no mês de julho, também estiveram presentes representantes da prefeitura do Recife, pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Corpo de Bombeiros.
No encontro, sem a presença da imprensa, foram discutidas as atuais medidas aplicadas para evitar os incidentes. Um trecho de 2,2 km da praia de Piedade (entre a Igrejinha e o Barramares Hotel) segue com proibição para o banho de mar, por causa dos riscos, desde 27 de julho. Foi nesse trecho que os banhistas foram mordidos - um deles morreu.
- Pesquisador pede interdição de trechos de praias por risco de ataque de tubarão no Grande Recife
- Igrejinha de Piedade: mais uma vez reduto de ataques de tubarão. Entenda a razão
- Após dois ataques de tubarão em 15 dias, trecho de praia é interditado em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes
- Com interdição do mar após ataques de tubarão, comerciantes da praia na Igrejinha de Piedade pedem atenção do poder público
"Estou fazendo uma avaliação sobre os resultados dessa medida (interdição) e vou apresentar na próxima reunião, prevista para o final do mês, quando vamos discutir mais medidas para evitar os incidentes nos trechos de maior risco ao longo da costa pernambucana", afirmou o professor Jonas Rodrigues, da UFRPE, que há anos se dedica aos estudos com tubarões no Estado.
Na prática, na reunião desta quinta não foram definidas novas medidas. Mas isso poderá ocorrer até o final do mês, como pontuou o professor da UFRPE.
AS VÍTIMAS RECENTES
Em 10 de julho, o auxiliar de serviços Marcelo Costa Santos, de 51 anos, foi mordido pouco depois de entrar no mar, em Piedade. Ele havia sido alertado do risco. Com ferimentos graves, morreu após dar entrada no Hospital da Restauração (HR), no Recife.
No dia 25, ou seja, 15 dias depois, Heverton Guimarães Reis, 32 anos, foi mordido no mesmo trecho do mar. Ele passou 11 dias internado no HR. Agora, segue em processo de recuperação.