Com informações da TV Jornal. Atualizada às 10h38.
A insegurança no Recife tem sido tanta, que nem as igrejas têm escapado da ação dos criminosos. Na madrugada desse domingo (24), a Basílica do Carmo, localizada no bairro de Santo Antônio, no Centro da capital, foi arrombada e diversos equipamentos foram levados. O prejuízo, de acordo com responsáveis pelo templo, é estimado em cerca de R$ 15 mil.
De acordo com o Frei Rosenildo, que é o reitor da Basílica, os suspeitos teriam entrado através de uma janela gradeada localizada na parte dos fundos do templo. A grade da janela foi entortada para que os suspeitos pudessem passar. "Eles entraram por esta grade e tiveram acesso a todo interior da Igreja. Remexeram em absolutamente tudo", revelou o reitor.
Dentre os materiais furtados, estão dois computadores e alguns equipamentos da TV Carmelo, utilizados para transmitir ao vivo as missas e cerimônias religiosas. Além disso, cerca de R$ 150, pertencentes a um funcionário da igreja, também foram levados pelos criminosos.
No local, muitos objetos foram encontrados revirados e bagunçados. Algumas caixas de som que estavam presas na parede foram retiradas e ficaram espalhadas pelo ambiente. Segundo o frei, muitos equipamentos, como as próprias caixas de som, podem não ter sido levadas pela falta de espaço na janela utilizada para entrada e saída.
Apesar de terem tido acesso aos cofres e ofertórios da igreja, nenhum dinheiro oriundo de doações foi levado, já que os objetos estavam todos vazios. Quanto ao sacrário e às artes sacras, não houve profanação ou atos de vandalismo.
Em nota, a Polícia Militar, informou que não foi acionada para ocorrência de arrombamento na Basílica e que "o policiamento no bairro de Santo Antônio, onde se localiza o templo religioso, é intenso e realizado através de guarnições a quatro e duas rodas, com rondas e abordagens de suspeitos 24 horas por dia".
Leia a nota da PM na íntegra:
A Polícia Militar, através do 16º BPM, responsável pela segurança no Centro do Recife, informa que não foi acionada para ocorrência de arrombamento na Basílica do Carmo. O policiamento no bairro de Santo Antônio, onde se localiza o templo religioso, é intenso e realizado através de guarnições a quatro e duas rodas, com rondas e abordagens de suspeitos 24 horas por dia. Operações com apoio de unidades especializadas e a presença do GATI complementam essa atuação ostensiva. O comando do Batalhão lembra a importância de que denúncias de ocorrências sejam formalizadas, para possíveis readequações no planejamento operacional da área.