Com informações de Suelen Brainer, da TV Jornal
Auxiliares e técnicos de enfermagem do Recife realizam protesto no Recife nesta sexta-feira (19). Os trabalhadores se reuniram na Câmara dos Vereadores, em Santo Amaro, na área central da cidade e, de lá, seguiram até a sede da prefeitura. A categoria encontra-se em greve por insatisfação com o reajuste salarial proposto pela gestão municipal para 2022.
Com faixas, cartazes e gritos de insatisfação, os trabalhadores percorreram ruas como Princesa Isabel e Aurora até chegar em frente à prefeitura. Os trabalhadores pedem uma mesa de negociação para definir o valor do reajuste salarial. No entanto, na Câmara dos Vereadores, foi informado que a mesa só será realizada na segunda-feira (22).
De acordo com o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) a gestão municipal ofereceu um reajuste na recomposição salarial de 1,35% em 2022, valor que a categoria considera baixo.
- Bruna Marquezine é criticada por Conselho de Enfermagem devido à fantasia
- Técnica de enfermagem faz sapatinhos improvisados para aquecer pés de paciente
- No Recife, técnicos de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas reclamam de atraso no pagamento de plantões
- Sem reajuste salarial, técnicos de enfermagem do Recife ameaçam greve por tempo indeterminado
"Tínhamos um acordo fechado antes do início da pandemia da covid-19, feito com a gestão anterior, que não foi cumprido. Por isso, resolvemos paralisar as atividades. É uma condição desumana para a categoria", declarou o presidente do Satenpe, Francis Hebert, à reportagem do JC nessa quarta-feira (17).
A iniciativa da categoria nesta sexta dá continuidade às ações realizadas ao longo da semana. Na terça (16), os profissionais bloquearam um trecho da Avenida Cais do Apolo, no Recife Antigo, na Área Central do município. Além disso, montaram barracas no prédio da prefeitura onde passaram a semana acampados.