Em um ano desafiador, com impactos econômicos e no ambiente de trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região se empenhou para garantir o acesso à Justiça e esteve mais próximo do cidadão. Ao longo de 2021, a Justiça do Trabalho em Pernambuco adotou diversas iniciativas que reforçaram seu compromisso com a conciliação e com o bom serviço ao cidadão. Com o objetivo de estreitar ainda mais essa proximidade e tornar o trabalho desenvolvido ao longo do ano acessível para todos, o TRT6 divulga, neste domingo (19), detalhes da sua atuação e faz um balanço de 2021.
A conciliação foi um dos destaques. O método de solução consensual de conflitos agilizou a finalização de inúmeros processos trabalhistas. O incentivo à cultura do acordo, pauta defendida pelo TRT6, proporcionou a realização de mutirões de conciliação ao longo do ano. E seguindo essa trilha, o Tribunal inaugurou dois Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs).
Os esforços da Justiça do Trabalho em Pernambuco renderam bons resultados. O TRT6 alcançou a marca de R$ 848 milhões em créditos trabalhistas. Os cidadãos puderam contar, mais uma vez, com a celeridade do TRT6 na resolução dessas ações processuais.
A tecnologia foi uma grande aliada. A modernização de processos aproximou a JT do cidadão. Ao longo ano, foram feitas transmissões ao vivo de sessões de julgamento e foi lançado o Balcão Virtual, ferramenta de atendimento telepresencial imediato entre as partes envolvidas em processos e as Varas do Trabalho.
Para além das questões processuais, o TRT6 adotou medidas que reforçaram sua responsabilidade socioambiental e otimizaram recursos. Unidades com energia solar e convênio com cooperativas para coleta seletiva foram algumas das ações tomadas.