Chuva

Veja onde mais choveu no Grande Recife

Vila da Fábrica, em Camaragibe, no Grande Recife, foi onde mais choveu.

Cadastrado por

Diogo Menezes, Roberta Soares

Publicado em 22/03/2022 às 6:57 | Atualizado em 22/03/2022 às 16:46
Temperatura no Recife deve variar entre 23° C e 31° C nesta terça (22) - CORTESIA

Atualizada às 13h

As fortes chuvas que caem desde a noite da segunda-feira (21) têm causado alagamentos e provocado transtornos a moradores, motoristas e pedestres em Pernambuco.

Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o bairro de Vila da Fábrica, em Camaragibe, no Grande Recife, foi onde mais choveu. Nas últimas 12 horas (das 18h às 6h), choveu 164,93 mm.

CHUVAS NO GRANDE RECIFE: Em 12 horas, Recife registra quase metade das chuvas para todo o mês

Na Rua dos Milagres, no bairro Capibaribe, em São Lourenço da Mata, foi a segunda localidade onde mais choveu. Nas últimas 12 horas, acumulou 134,20 mm de chuvas.

Estudante de 16 anos morre após cair em canal quando voltava da escola em Camaragibe

O município de Camaragibe, na Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife, foi o que mais sofreu com as chuvas das últimas 12h - Guga Matos/JC Imagem

RECIFE

No Recife, o lugar que mais acumulou chuvas foi a estação experimental da UFRPE. Lá, foram registrados 118,02 mm de chuvas. O segundo lugar da capital onde mais choveu foi o Córrego do Jenipapo, na Zona Norte. Por lá, o acúmulo de água nas últimas 12 horas foi de 106,92 mm.

As chuvas devem continuar no Grande Recife durante toda a terça-feira, com pancadas entre moderadas e fortes.

ONDE MAIS CHOVEU

BALANÇO

A capital pernambucana bateu recorde de chuvas mais uma vez. Em apenas 12h - das 17h da segunda-feira (21/3) às 5h da terça (22/3) -, choveu quase metade do que era historicamente previsto para o mês de março.

Os dados são da Defesa Civil do Recife. Em alguns pontos da cidade foram registrados 118,22 mm, quando a expectativa para este mês era de 247,30 mm.

Fortes chuvas alagam ruas no Recife. Destaque para ruas do bairro dos Coelhos e no Pontilhão do metro, próximo da Comunidade do papelão. - Guga Matos/JC Imagem

Durante a noite, chegaram a ocorrer chuvas acima de 50mm em apenas uma hora, cerca de 20% do previsto para o mês. Antes desta noite, o mês inteiro havia registrado 168,7 mm de chuvas.

Nesse mesmo período, a Defesa Civil recebeu 27 chamados da população, entre solicitações de colocação de lonas e pedidos de vistorias. Nenhum caso de feridos ou mortos foi registrado até agora.
O impacto das águas foi grande também no trânsito. Pelo menos 21 semáforos apresentaram problemas. E até a publicação dessa matéria, apenas três das ocorrências tinham sido atendidas.

A grande maioria ainda estava em em atendimento. Ou seja, muitas retenções de trânsito deverão ser registradas pelos condutores que estão pela cidade, além das provocadas pelos alagamentos. Segundo a Prefeitura do Recife, um sinistro de trânsito com vítimas  tinha sido registrado.

VOLTA PARA CASA

Sob o aspecto da mobilidade, a preocupação é com a volta para casa porque a maré estará alta exatamente no fim desta terça-feira. A previsão é que chegue a 2,2 metros, passando a tarde e noite subindo.

As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia.

Fortes chuvas alagam ruas no Recife. Destaque para ruas do bairro dos Coelhos e no Pontilhão do metro, próximo da Comunidade do papelão. - Guga Matos/JC Imagem

PRECIPITAÇÕES

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas, com 169mm. Já São Lourenço da Mata ficou em 146mm e o Recife registrou 123,34mm.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS