Atualizada às 22h
A Polícia Civil revelou, nesta quarta-feira (23), que ainda não tem ideia do número de criminosos que estão envolvidos na onda de sequestros-relâmpagos que se intensificou nas últimas semanas em Pernambuco. Mas os investigadores já sabem que há mais de um grupo atuando nessa modalidade criminosa no Estado.
Uma coletiva de imprensa foi realizada para falar sobre a prisão de dois homens suspeitos de envolvimento na abordagem a uma nutricionista de 32 anos, que ocorreu na última segunda-feira, em Setúbal, bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
- Médica é vítima de sequestro-relâmpago ao sair do Hospital das Clínicas, no Recife
- Grupo que sequestrou nutricionista no Recife tinha maquineta para passar cartão das vítimas
- Onda de sequestros-relâmpagos desafia a polícia em Pernambuco
- Sequestros-relâmpagos: Criminalidade também se combate com informação
"A gente conseguiu debelar boa parte da quadrilha, que agora certamente está enfraquecida. A gente espera que com essa ação (prisões) diminuam os casos dessa modalidade criminosa tão bárbara. As investigações vão continuar. Ainda é muito preliminar dizer quantos membros estão em circulação. Agora temos que identificar para onde os veículos são levados e quem fica responsável pela questão das contas bancárias", declarou o delegado José Tenório, do Grupo de Operações Especiais (GOE).
De acordo com a polícia, a nutricionista foi abordada por três homens, que a fizeram refém e seguiram em direção ao município de São Lourenço da Mata.
Durante o percurso, os criminosos obrigaram a vítima a fornecer as senhas dos cartões de crédito e fazem transferências via PIX. Em seguida, ela foi abandonada em uma fábrica localizada na BR-408, nas proximidades da Arena de Pernambuco. O veículo dela foi levado.
Graças aos dados do GPS do veículo da vítima, foi possível chegar aos suspeitos. A Polícia Civil afirmou que um dos homens presos seria o líder da organização criminosa e que ele teria envolvimento em cerca de 30 sequestros-relâmpagos.
O outro seria responsável pela maquineta usada para extrair valores dos cartões das vítimas e também pela venda dos carros roubados delas.
A Polícia Civil divulgou um vídeo com imagens de câmeras de segurança mostrando a ação dos suspeitos e o momento em que eles são presos em flagrante. Confira:
Na coletiva, a polícia afirmou que os suspeitos presos em flagrante fizeram vítimas nos bairros de Boa Viagem, na Zona Sul, Iputinga e Várzea, na Zona Oeste, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, entre outros locais. Todos os casos ocorreram de novembro do ano passado até essa semana.
Há mais dois integrantes do grupo presos preventivamente. Todos estão no Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.
Sobre o caso da médica sofreu abordagem semelhante no estacionamento do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste do Recife, no último dia 11, os delegados do GOE afirmaram que outra quadrilha foi a responsável pela ação.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones: 3184-3317, 3184-3305 e 3184-3314. Não é preciso se identificar.
TAQUARITINGA
Em 21 de março, um idoso de 75 anos e um amigo foram surpreendidos em uma fazenda em Taquaritinga do Norte, no Agreste, e, após quatro horas, foi atingido por um disparo e morreu. Anteriormente, a guarda municipal do município havia dito que ele faleceu por mal súbito, o que foi contrariado em laudo divulgado nesta quarta (23).