A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Pernambuco informou, na tarde desta quarta-feira (27), que decidiu fechar as estações da Linha Centro do Metrô do Recife até o resto do dia. Tanto os usuários do Ramal Camaragibe como os do Ramal Jaboatão são impactados.
Nesta quarta, a operação começou com 1h de atraso, e desde então os passageiros seguiam enfrentando problemas, como um intervalo maior entre a chegada dos trens, que operavam em via singela (quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos).
Segundo informações de funcionários, devido ao histórico sucateamento do sistema - potencializado na atual gestão do governo federal, que decidiu conceder à iniciativa privada os metrôs geridos pela CBTU -, apenas seis trens estavam rodando na Linha Centro.
São quase 300 mil passageiros diariamente. Antes da pandemia, eram 400 mil.
De acordo com a CBTU, a decisão de fechamento da Linha Centro foi tomada durante reunião entre as áreas de Manutenção e Operação da companhia com o superintendente Carlos Ferreira. O objetivo é realizar "um trabalho de manutenção mais efetivo".
Em nota, a companhia informou que foram detectados novos problemas devido ao roubo de cabos, gerando falsas ocupações.
A CBTU informou ainda que está em contato com o Consórcio Grande Recife para que a oferta de linhas de ônibus seja ampliada, com o intuito de minimizar os transtornos aos usuários na volta para casa.
Extraoficialmente, no entanto, funcionários afirmam que a CBTU sempre usa o roubo de cabos como argumento para as panes, mas na verdade estão faltando materias de reposição de todo tipo no sistema.
Vale lembrar, ainda, que o Metrô do Recife não tem conseguido receber sequer o valor total de recursos para o custeio anual do sistema.
Confira a nota na íntegra:
"A CBTU informa que diante dos problemas apresentados desde o início da operação comercial do Metrô do Recife na manhã de hoje, 27, as áreas de Manutenção e Operação da Companhia em reunião com o Superintendente Carlos Ferreira verificaram a necessidade de fechamento da Linha Centro pelo resto do dia de hoje para um trabalho de manutenção mais efetivo, pois foram detectados novos problemas devido ao roubo de cabos gerando falsas ocupações. A CBTU está em contato com o Consórcio Grande Recife para que sejam ampliadas a oferta de linhas de ônibus, na tentativa de minimizar os transtornos pela falta do Metrô no retorno dos usuários no fim do dia de hoje".
Linha Sul
Assim como a Linha Centro, a Linha Sul também começou a operar um pouco mais tarde nesta quarta (27). As estações abriram às 5h30, represando a demanda de passageiros no início da manhã. Após o horário de pico, entretanto, a situação foi normalizada para esta linha.
Problemas constantes
Em um período de sete dias, este é ao menos o terceiro problema que provoca o fechamento de estações do Metrô do Recife. O serviço é utilizado por aproximadamente 300 mil pessoas do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe ou Cabo de Santo Agostinho.
Your browser does not support the video tag.
Na última quarta (20), um problema na rede aérea paralisou toda a Linha Centro. Na data, as estações não abriram no início da manhã, e a situação só foi normalizada às 20h.
No último sábado (23), foi a vez dos passageiros da Linha Diesel passarem sufoco. Um trem VLT pegou fogo durante uma viagem, no Cabo de Santo Agostinho, fazendo com que os passageiros tivessem que sair às pressas. A operação foi suspensa devido ao incêndio.