Nas últimas 24 horas, fortes chuvas voltaram a atingir Pernambuco, concentrado-se na Zona da Mata do Estado. Até o fim da tarde desta quinta-feira (16), mais de 50 famílias estavam desalojadas no município de Água Preta. Uma mulher morreu após deslizamento de barreira em Bom Conselho, no Agreste, e outro deslizamento atingiu um carro na PE-96, que corta parte da Mata Sul.
Segundo a Codecipe, municípios como Barreiros, São José da Coroa Grande, Água Preta, Xexéu e Palmares registraram índices entre 80 a 150 mm de chuva nas últimas 24h.
Segundo o plantão da Apac a chuvas nessas regiões devem permanecer na classificação de moderada, com tendência a diminuírem durante a noite e dissipar-se até esta sexta-feira. Na RMR a previsão é de chuvas fracas.
- Chuva provoca enchentes e castiga municípios da Mata Sul de Pernambuco. Veja imagens
- Chuvas em Pernambuco: Além do medo, população de Palmares convive com os boatos de que a barragem de Serro Azul vai sangar
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: mais uma morte é registrada, desta vez no Agreste, e número de vítimas sobe para 130
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: 10 mil estudantes estão sem aulas presenciais
Além dos alagamentos que deixaram mais de 50 famílias desalojadas nesta quinta-feira, Pernambuco contabilizava até ontem mais de 30,1 mil desalojados em todo o Estado.
Na PE-96, rodovia que corta Água Preta, já na altura do presídio de Palmares, um deslizamento de terra atingiu uma caminhonete deixando uma vítima que foi socorrida com vida pelo CBMPE ao Hospital Regional de Palmares, segundo a Defesa Civil.
Na região do Agreste, a informação repassada pelo coordenador do município de Bom Conselho é de que foi registrada uma morte de uma senhora que teria sido atingida por um desabamento de uma residência na zona rural daquele município, provocado pelas chuvas da noite de ontem.
A identificação da vitima não fora informada até então.
- Ocupação nos morros aumentou no Recife e programas de prevenção de riscos andaram para trás
- Recife tem R$ 120 milhões em obras prometidas e não concluídas para áreas destruídas pela chuva em 2022
- PSB foi quem menos investiu em prevenção de tragédias nos morros do Recife
- Falta de infraestrutura contribui para deslizamentos de barreira no Grande Recife, apontam especialistas
- Quais os desafios das Defesas Civis Municipais?
Alerta nos rios da Zona da Mata
As fortes chuvas desta terça ainda causaram danos na comunidade de Várzea do Una, em São José da Coroa Grande. O Rio Jacuípe e os pequenos afluentes do Rio Una, na cidade de Barreiros, inundaram algumas casas nas localidades de Santa Gorete e Lotes.
O Rio Panelas em Belém de Maria e o Rio Sirinhaém, no engenho Bento em Joaquim Nabuco encontram-se na cota de pré-alerta. O Rio Canhotinho município de Canhotinho está em Alerta.
O rio Pirangi no município de São Benedito do Sul e o Rio Jacuípe, afluente do rio una em Barreiros, estão na cota de inundação.
O Rio Una nas cidades de Catende, Palmares e Barreiros encontram-se com tendência de subida porém dentro da cota de segurança.
Serviço da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado diz que segue acompanhando a situação, e orienta a população que siga as orientações da Defesa Civil de seu município.
Caso seja necessário, é possível entrar contato com a Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros (Esse último pelo telefone 193). A Codecipe permanece em alerta 24h através da Central de Operações pelos telefones 199 ou 3181-2490.